Pesquisa mostra queda no poder de barganha na procura de emprego

Este indicador mede a relação entre o total de vagas disponíveis e o número de pessoas que efetivamente buscam um emprego

© Reuters

Brasil BR 14/08/15 POR Notícias ao Minuto

O desaquecimento do mercado de trabalho nos 12 meses encerrados em junho diminuiu em 32,8% o poder de barganha dos candidatos a uma vaga no momento da negociação salarial. Esta é a conclusão do levantamento mensal feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base em dados da Catho, empresa de recrutamento online. O Índice Catho-Fipe de vagas por candidato caiu de 482 em junho de 2014 para 324 pontos em junho de 2015, o menor nível desde dezembro de 2011 (308,7). O recuo de 32,8% na comparação anual é o mais intenso desde a crise de 2009.

PUB

Este indicador mede a relação entre o total de vagas disponíveis e o número de pessoas que efetivamente buscam um emprego, tanto os desempregados como aqueles que declaram estar à procura de um emprego. Segundo a Fipe, por haver menos vagas disponíveis, os candidatos têm menor poder de barganha e tendem a aceitar salários menores.

Observando a série histórica do indicador, no entanto, mesmo com a retração registrada nos últimos meses, os 324 pontos revelam que havia, em junho de 2015, 3,24 vezes mais vagas abertas por candidato do que em março de 2004 (início da série histórica). "Desde o começo de 2014, no entanto, o indicador Catho-Fipe de Vagas por Candidato começou a apresentar quedas consecutivas", diz o relatório conjunta da Fipe e da Catho.

Ajudam a explicar este cenário de retração outros dois indicadores calculados pelas instituições. A taxa de novas vacâncias, por exemplo, caiu 15,0% em junho na comparação anual. O índice mede a relação entre o número de novas vagas de emprego e o total de pessoas capazes de atuar no mercado de trabalho, a chamada População Economicamente Ativa (PEA). "Em junho de 2015, a taxa de novas vacâncias atingiu a marca de 179, ficando 6,0% abaixo do resultado registrado em maio. Esse é o menor índice de taxa de novas vacâncias desde fevereiro de 2012", diz a nota.

O número de vagas ofertadas também apresenta trajetória decrescente. Em julho, o recuo foi de 18,4% no total de novas vagas abertas na comparação com o mesmo mês de 2014. "Com esse resultado, chega-se ao 13º mês consecutivo de queda na geração de vagas na base de comparação anual".

O Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato é montado por meio da divisão do Índice Catho-Fipe de Novas Vagas de Emprego por dados da procura por emprego da pesquisa mensal de emprego (PME) do IBGE. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 5 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

justica Pridão Há 6 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

mundo Coreia do Norte Há 7 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil Vírus Há 5 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

justica Caraguatatuba agora mesmo

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

justica São Paulo Há 7 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 6 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

mundo EUA agora mesmo

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama Sean Diddy Combs Há 7 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil sul do brasil Há 7 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta