Estados preparam as suas leis de responsabilidade fiscal

Apontada como um marco na gestão das finanças públicas no País, a LRF, até 2010, gerou uma trajetória positiva de superávits primários

© DR

Economia Federação 18/08/15 POR Notícias ao Minuto

Depois de 15 anos de aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), governadores se movimentam para elaborar LRFs estaduais. A ideia é fortalecer o arcabouço legal de responsabilidade fiscal nos governos regionais que, assim como a União, enfrentam grandes dificuldades financeiras que exigem reformas estruturais.

PUB

Apontada como um marco na gestão das finanças públicas no País, a LRF, até 2010, gerou uma trajetória positiva de superávits primários. Mas, nos últimos cincos anos, não foi capaz de barrar a política do governo federal de estimular o sobreendividamento dos Estados. Essa estratégia provocando uma deterioração acelerada, a partir de 2014, das contas estaduais e do governo federal.

O Estado de Goiás já tem pronta uma proposta de projeto para a criação da LRF estadual que será apresentado em audiência pública amanhã na Assembleia estadual. Propostas semelhantes também estão sendo discutidas pelos Estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso. Outros Estados também começam a discutir essa possibilidade.

O governador gaúcho, José Ivo Sartori (PMDB), é um dos que mais enfrentam dificuldades estruturais. Para pagar a folha de pagamentos, deu calote no pagamento da parcela da dívida estadual junto à União referente ao mês de julho. Como resultado, o Tesouro bloqueou os repasses de recursos constitucionais ao Estado.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está apoiando tecnicamente a elaboração desses projetos. Junto com o governo capixaba, o BID organizou, em Vitória, no início do mês, uma reunião de trabalho fechada para formatar, com especialistas em finanças públicas, as regras fiscais que garantam a responsabilidade fiscal nos Estados.

De acordo o BID, essas regras têm como meta também aumentar a transparência fiscal. À frente desse trabalho está o ex-secretário de Fazenda do Pará, José Tostes Neto, que já foi coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) - colegiado que reúne os secretários de fazenda estaduais - e hoje trabalha no BID.

"Infelizmente, a LRF não funcionou ao não evitar o aumento desmedido das despesas com pessoal, inclusive dos poderes autônomos", avalia a secretária de Fazenda de Goiás, Ana Carla Abrão. Segundo ela, a motivação para a elaboração da lei é a busca permanente do equilíbrio fiscal de longo prazo para garantir ao tesouro estadual a capacidade de investimento. "É o lado bom da crise: o resgate da responsabilidade fiscal. Talvez o único", afirma a secretária.

A proposta de lei do Estado de Goiás prevê regras mais duras do que a LRF federal. O projeto impõe limite para gastos igual a 55% da receita corrente líquida, limite mais rígido do que o teto de 60% da LRF. A proposta também limita os cargos em comissão e funções de confiança e despesas com publicidade e propaganda e estabelece uma conta única do Tesouro estadual e cria um Conselho de Gestão Fiscal para Goiás. "Pretendemos ser o primeiro Estado a lançar uma LRF", diz o governador de Goiás, Marconi Perillo. Segundo ele, a proposta é "bem rígida". O governador fez questão de ressaltar que a União deveria aderir à iniciativa e aperfeiçoar as regras da LRF.

De acordo com o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, o Estado também terá uma LRF para ajustar as contas. O movimento pró-LRF estaduais também visa adaptar as regras fiscais às peculiaridades e estrutura fiscal de cada Estado. O entendimento é que essas diferenças exigem tratamento fiscal também diferenciado. É o caso, por exemplo, do Espírito Santo. Para a secretária de Fazenda do Estado do Espírito Santo, Ana Paula Vescovi, é preciso considerar que a economia é atrelada a produção de petróleo, muito volátil. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 23 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 16 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Antártida Há 17 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

economia Governo Lula Há 23 Horas

Governo quer mexer em salário indireto

lifestyle Challenger deep Há 19 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

politica FELIPE-NETO Há 23 Horas

Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria após ser chamado de 'excrementíssimo'