Bolsonaro indica pastor e produtora de festival cristão para Ancine

Edilásio Santana Barra Júnior e Veronica Brendler foram indicados para a direção da Ancine

© Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Cultura Cinema 21/02/20 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou ao Senado os nomes de Edilásio Santana Barra Júnior, o pastor Tutuca, e de Veronica Brendler, diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão, para a direção da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

PUB

As indicações foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) nesta sexta-feira (21). Os nomes precisam ser aprovados pelo Senado.

Apresentador, ator, jornalista e também bispo, Edilásio Barra assumiu no ano passado a Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Ancine, responsável pela gestão do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O Fundo Setorial é o principal mecanismo de fomento direto à indústria do cinema e do audiovisual no país. Tutuca já havia sido indicado, no primeiro semestre de 2019, a um cargo na pasta da Cidadania.

À frente da pasta naquele momento, Osmar Terra queria colocá-lo na direção da Secretaria de Audiovisual, vinculada à Secretaria Especial de Cultura, mas houve resistência mesmo entre bolsonaristas.

Terra, então, recuou, mas, em julho, acabou dando a Tutuca o cargo de diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais.

Tutuca teve sua carreira marcada por trabalhos na televisão, primeiramente como ator, depois como apresentador. Comandou o Programa VIP, na RedeTV!, cujo foco eram os temas de coluna social. Também trabalhou na CNT, entrevistando artistas, socialites e empresários -e por esses trabalhos já foi chamado de "Amaury Jr. carioca".

Formado jornalista em 1984 e pós-graduado pela Universidade Candido Mendes, do Rio, atuou ainda como diretor do programa Rio de Prêmios, exibido pela Record, e do esportivo Copa Super 7, também na RedeTV!. 

Foi um dos fundadores, em 2011, da Igreja Continental do Amor de Jesus, que tem sede no Rio de Janeiro, da qual é pastor. Também se candidatou a vereador pelo PSD na capital fluminense em 2012.

Veronica Brendler apresenta-se nas redes sociais como produtora cultural, cineasta, assessora de imprensa e diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão.

Em seu currículo, apresenta-se como produtora cultural "com mais de 80 projetos aprovados na Lei Rouanet", iniciativa de fomento à cultura que sempre foi alvo de críticas de Bolsonaro.

Ela também cita elaboração de projetos culturais, ambientais, esportivos e cinematográficos. Diz ser palestrante sobre Lei Rouanet e elaboração de projetos, roteirista, diretora de produção do filme "O Reencontro do Amor", além de ter realizado a 1ª Mostra de Cinema Cristão, 30 encontros de cineastas cristãos e de dirigir a Escola de Cinema Cristão.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 9 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 11 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 9 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 9 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 8 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 10 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens