Calvície: ela também assombra as mulheres

Ao contrário do que diz o senso comum, a calvície também atinge as mulheres, no mundo, cerca de 100 milhões sofrem com a disfunção

© DR

Lifestyle Saúde 20/08/15 POR Notícias Ao Minuto

Comumente, associa-se a calvície aos homens, mas as mulheres não conseguem escapar da disfunção, que atinge dois bilhões de pessoas em todo o mundo. Desse número, mais de 100 milhões são mulheres, segundo dados da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, no Brasil, aproximadamente, 25% das mulheres entre 35 e 40 anos sofrem com a queda dos cabelos, e 50% delas têm mais de 40 anos.

PUB

De acordo com Otávio Boaventura, cirurgião plástico e especialista em transplantes capilares, o número de consultas e tratamentos feitos ao público feminino aumentou mais de 30% em sua clínica, localizada em Belo Horizonte. Quando se fala em calvície, imagina-se uma pessoa completamente calva, com a cabeça sem fios. Mas, segundo o médico, no caso das mulheres, na maior parte das vezes, os fios se tornam muito ralos, é raro que elas cheguem a ficar totalmente carecas.

"A calvície é menos comum nas mulheres porque é um fenômeno provocado por hormônios presentes nos homens em grande quantidade e, nelas, em menor porção", explica o médico. A alopecia feminina pode se manifestar em três níveis, do mais leve (I) ao mais grave (III). No primeiro grau, pode-se observar uma leve rarefação na risca no centro do couro cabeludo; no segundo, grau intermediário, já conseguimos visualizar o couro cabeludo; e no terceiro, já temos a calvície instalada de fato.

Causas

Dentre as causas, existem várias disfunções que podem fazer surgir a calvície. O cirurgião explica: "a alopécia androgenética, que tem sua origem em fatores genético-hormonais, é a causa mais comum. Outros distúrbios que aparecem com certa frequência e provocam a queda dos fios são a alopecia areata, alopecia fibrosante frontal, e líquen plano pilar".

A alopecia areata geralmente provoca queda dos fios em alguns pontos localizados e específicos do couro cabeludo. Já a fibrosante frontal, faz com que os fios da parte da frente da cabeça caiam, podendo ocorrer acometimento das sobrancelhas e, em alguns casos, dos pelos dos braços e pernas. Já o líquen plano é uma doença inflamatória crônica, que, além de outros sintomas, também pode levar à queda dos cabelos.

É possível se prevenir? "Boa qualidade de vida e alimentação equilibrada podem ajudar, mas a prevenção é realmente difícil em casos influenciados pela herança genética", explica Boaventura. Ele acrescenta que há tratamentos diferentes para cada caso e recomenda que um especialista seja procurado para detectar a doença e fazer o tratamento adequado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 22 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 22 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 20 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 13 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 22 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 21 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 19 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 15 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo