Peritos japoneses reconhecem "falhas" na quarentena do Diamond Princess

Das 3.711 pessoas que estavam inicialmente a bordo do Diamond Princess, mais de 690 contraíram o vírus e três morreram.

© DR

Mundo Covid-19 24/02/20 POR Notícias ao Minuto

Autoridades e especialistas de saúde japoneses reconheceram hoje que a quarentena decretada por causa do coronavírus Covid-19 no navio de cruzeiro Diamond Princess, ancorado há várias semanas num porto no Japão, não foi uma situação perfeita.

PUB

Apesar de terem admitido que a gestão da situação no cruzeiro não foi perfeita, as autoridades de saúde nipônicas defenderam a decisão do Japão de autorizar o desembarque de cerca de 1.000 passageiros após 14 dias de isolamento.

As autoridades argumentaram que as entidades de saúde japonesas tiveram de enfrentar a gestão de um difícil desafio, uma vez que a situação envolveu um navio gerido por entidades estrangeiras e exigiu negociações internacionais perante a ausência de regras estabelecidas para uma crise desta natureza.

"O navio não foi projetado para ser um hospital. O navio é um navio", afirmou, em Tóquio, o ex-diretor regional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Shigeru Omi, em declarações citadas pela agência norte-americana Associated Press (AP).

"É claro que o isolamento não foi o ideal como seria de esperar que ocorresse num hospital, portanto, na minha opinião, embora o isolamento tenha sido de alguma forma eficaz, como medida de larga escala não foi perfeito", opinou o perito.

Das 3.711 pessoas que estavam inicialmente a bordo do Diamond Princess, mais de 690 contraíram o vírus e três morreram.

Perante as críticas lançadas à gestão da quarentena decretada no navio de cruzeiro, Shigeru Omi, especialista em saúde pública que chefia a Organização de Assistência à Saúde do Japão, afirmou que as medidas adotadas foram as melhores que as autoridades nipônicas podiam ter feito.

Segundo o perito, não era possível testar e realocar todas as pessoas para outros locais para cumprir a quarentena. Alguns médicos especialistas que ajudaram no navio de cruzeiro disseram que a quarentena foi mal gerida.

O Ministério da Saúde informou hoje que dois funcionários governamentais que ajudaram na gestão da situação do Diamond Princess foram diagnosticados com o novo coronavírus e foram hospitalizados, elevando para seis o número de casos de infecção confirmados entre funcionários do governo japonês.

A maioria dos cerca de 1.000 tripulantes permanece a bordo do navio de cruzeiro em quarentena.

Devido à necessidade de manter a operacionalidade do navio e de fornecer os serviços aos passageiros durante o período inicial de quarentena, os tripulantes não puderam ser adequadamente isolados, segundo referiu a AP.

O surto de Covid-19, que teve origem na China, já infectou mais de 79.000 pessoas em todo o mundo, segundo os números das autoridades de saúde dos cerca de 30 países afetados.

Depois da China, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Itália e Irã são os países e territórios com mais casos de infecção.

A OMS avisou hoje que o mundo tem de se preparar para uma "eventual pandemia" do novo coronavírus, considerando "muito preocupante" o "aumento repentino" de casos em Itália, Coreia do Sul e Irã.

"Devemos nos concentrar na contenção [da epidemia], enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma possível pandemia", disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa coletiva de imprensa em Genebra (Suíça).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula