Carnaval no Brasil bate recordes de assistência este ano

O Carnaval no Brasil bateu recordes de assistência em várias regiões este ano, com milhões de visitantes, segundo um balanço apresentado esta sexta-feira pelo Ministério do Turismo

© DR

Brasil Carnaval 29/02/20 POR Notícias Ao Minuto

De acordo com a pasta do Turismo, as cidades de Olinda e Recife, ambas no estado de Pernambuco, e Salvador, na Bahia, receberam no carnaval deste ano 22,1 milhões de pessoas, o maior número até então registrado.

PUB

Em Recife, capital pernambucana, dois milhões de foliões aproveitaram o carnaval, 400 mil a mais do que em 2019. Já em Olinda, o número foi de 3,6 milhões, com um aumento de 200 mil pessoas em relação ao ano anterior. Desse total, quase metade (1,5 milhões) vieram de outros estados e 400 mil de outros países.

A taxa de ocupação hoteleira registrou uma média de 98%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Pernambuco.

Por sua vez, Salvador recebeu uma média de 16,5 milhões de foliões. Desse total, 854 mil eram de outros estados brasileiros, e 86 mil eram turistas estrangeiros provenientes, na sua maioria, da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Inglaterra.

De acordo com o governo estadual da Bahia, a receita turística estimada no período carnavalesco é de 2,5 mil milhões de reais (cerca de 510 milhões de euros).

Informações prévias divulgadas pela prefeitura do Rio de Janeiro, cujo carnaval é considerado a maior festa a céu aberto do mundo, dão conta de que mais de 6,4 milhões de foliões aproveitaram os blocos e os desfiles das escolas de samba na capital fluminense, entre os dias 21 e 26 de fevereiro.

Bloco de carnaval é o termo genérico usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares, composto por grupos de pessoas que desfilam, de forma organizada, com ocupação e impacto no espaço público.

"A cada ano que passa temos mais pessoas a aproveitar essa festa tão popular e democrática e que está completamente ligada ao Turismo. São brasileiros de norte ao sul do país que se divertem e movimentam o nosso setor, criando emprego e rendimentos para milhares de pessoas", afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Em relação a São Paulo, região onde era esperada a maior enchente de público em todo o país, com 15 milhões de pessoas aguardadas durante os dias de folia, ainda não foram divulgados os dados oficiais.

Segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Brasil, a festa popular movimentou oito mil milhões de reais (1,6 mil milhões de euros) na economia do país. O valor representa um aumento de 80 milhões de reais (17 milhões de euros) em relação ao ano passado, e a maior quantia desde 2015.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

Brasil Saúde Há 6 Horas

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

Brasil Documentos Há 1 Hora

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

Brasil Pico do Jaraguá Há 11 Horas

Incêndio destrói parte de vegetação do Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital

Brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Jovem indígena é assassinado em território Xokleng em SC

Brasil Mega-sena Há 11 Horas

Mega-sena não tem vencedores; prêmio acumulado vai a R$ 6,5 milhões

Brasil ACIDENTE-MG Há 7 Horas

Ônibus tomba em 'curva da morte' e deixa sete mortos em Minas Gerais