Cinco regras essenciais para evitar lesões e continuar treinando

É fundamental que guarde 10 minutos no final dos exercícios para se dedicar a fazer alongamentos. É mais importante ‘roubar’ estes minutos do treino do que não fazer os alongamentos

© DR

Lifestyle Exercício 26/08/15 POR Notícias ao Minuto

Mais do que uma má alimentação ou a falta de tempo para fazer exercício, o pior inimigo de quem quer manter a forma são as lesões que muitas vezes afetam os desportistas, seja os que recorrem à academia ou os que treinam sozinhos em casa.

PUB

Assim, o El Confidencial enumera cinco regras principais que deve cumprir para evitar lesões que o afastem do exercício por longos períodos de tempo e que comprometem o seu objetivo final.

Em primeiro lugar deve ter um treinador e um plano de treinos adequado à sua condição física atual. Até porque gostar de praticar esporte não significa que  seja entendido em questões de fisiologia. Por isso deve ter um treinador que é um especialista na área e que saberá que tipo de exercício pode e deve praticar. Se prefere treinar em casa saiba que existem atualmente muitos aplicativos para smartphones que o ajudam a definir um plano tendo em conta a sua constituição física.

A segunda regra é evitar ir até ao limite. Em outras palavras não deve levar o seu corpo à exaustão. O nível de dificuldade de um treino deve ser aumentado de forma gradual para que os músculos sejam capazes de acompanhar o ritmo. Se praticar exercício em demasia é meio caminho andado para que o seu corpo se oprima e o obrigue a parar até se recompor.

Fazer alongamentos após o exercício é outra das regras de ouro que deve cumprir à risca. É fundamental que guarde 10 minutos no final dos exercícios para se dedicar a fazer alongamentos. É mais importante ‘roubar’ estes minutos do treino do que não fazer os alongamentos.

Para fortalecer os músculos e os tendões é preciso diversificar o treino e não ficar apenas na corrida ou na bicicleta. Deve também fazer sessões de força que lhe permitam alcançar o fortalecimento cardiovascular. Porque a verdade é que se o coração não conseguir acompanhar o ritmo do seu corpo, então não conseguirá realizar os treinos da melhor maneira a alcançar os objetivos a que se propõe.

Por fim, mas não menos importante é o descanso. Não se trata de uma desculpa de preguiçosos. A verdade é que tem de dar descanso aos seus músculos e tendões para que se recuperem do esforço a que são submetidos. Caso contrário irá acabar tendo uma lesão. O descanso, bem como todos os passos anteriores, deve ser acompanhado de uma alimentação equilibrada. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 22 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 22 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 22 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 15 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 14 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 21 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 20 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 20 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 21 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos