Tóquio-2020 reduz cerimônia da tocha e realiza 1º evento-teste

A boa notícia é que os organizadores conseguiam realizar finalmente o primeiro evento-teste para a Olimpíada, após atrasos e adiamentos

© Reuters

Esporte Olimpíadas 06/03/20 POR Estadao Conteudo

A sexta-feira foi de novidades para a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os dirigentes anunciaram que farão uma cerimônia mais modesta na chegada da tocha olímpica ao Japão, em mais uma consequência do surto do coronavírus. A boa notícia é que os organizadores conseguiam realizar finalmente o primeiro evento-teste para a Olimpíada, após atrasos e adiamentos, novamente em razão do novo vírus.

PUB

O primeiro teste aconteceu na escalada, uma das modalidades estreantes no programa olímpico deste ano. Sob preocupação com o coronavírus, o evento-teste foi realizado sem a presença de torcedores e atletas de alto nível. A organização acabou utilizando atletas amadores para testar a estrutura e os arredores do local de competição.

Praticamente todas as competições e os grandes eventos de outras áreas foram cancelados ou adiados no Japão nos últimos dias. A pré-temporada de beisebol será disputada sem a presença de torcedores, a temporada do Campeonato Japonês está suspenso até o dia 18 e uma competição de sumô será realizada em um ginásio vazio. As escolas estão fechadas por todo o país.

Em meio a este clima de preocupação, os organizadores da Olimpíada decidiram reduzir a cerimônia que haverá no Japão na chegada da tocha olímpica, no dia 20. A princípio, o país oriental esperava enviar 140 crianças para participar do momento de despedida da tocha na Grécia, no dia 19. Mas o plano foi cancelado. A tocha será acesa no dia 12.

A chegada do objeto em solo japonês acontecerá na cidade de Miyagi, no norte, em uma base aérea. O revezamento da tocha terá início no dia 26 a partir da prefeitura de Fukushima, a cerca de 250 quilômetros da capital. A princípio, os organizadores não preveem mais mudanças no trajeto.

Apesar das preocupações com o coronavírus, o Comitê Olímpico Internacional (COI) vem repetindo nos últimos dias que não haverá nenhuma mudança nas datas da Olimpíada e da Paralimpíada. O primeiro terá início no dia 24 de julho e o segundo, em 25 de agosto. O Japão já registrou 12 mortes em razão do vírus. Mas a vizinha China já soma mais de 3 mil óbitos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula