Fabiana Murer crê que pode melhorar marca para Rio-2016

O foco é manter o alto nível para brigar pela medalha em casa

© Reuters

Esporte Após prata 28/08/15 POR Notícias ao Minuto

A medalha de prata no salto com vara no Mundial de Atletismo é um estímulo a mais para Fabiana Murer tentar voar alto no Rio e colocar o pódio olímpico em sua galeria de conquistas. A atleta de 34 anos vai disputar mais duas competições, em Zurique e Zagreb, antes das férias, para em outubro voltar com força total aos treinamentos. O foco é manter o alto nível para brigar pela medalha em casa. Com informações do Estadão Conteúdo.

PUB

A prata no Mundial aumenta a motivação para a Olimpíada?

Fabiana Murer - A gente não vai mudar nada do que temos feito, vamos manter a forma de treinamento e fazer a temporada em pista coberta, porque isso tudo vem dando certo. Também tenho de me manter saudável, que é o mais importante para cumprir os treinamentos e chegar em boa forma na Olimpíada. Será uma prova muito dura, todas essas atletas vão estar lá e tem gente nova crescendo. Umas seis ou sete atletas estarão disputando a medalha no Rio, e quem estiver melhor no dia vai levar. Se eu fizer uma boa preparação posso chegar confiante, como cheguei aqui no Mundial.

Você perdeu para a Yarisley Silva na final. O que dá para dizer dessa atleta cubana?

Fabiana Murer - Ela competiu comigo no Pan em 2007, no Rio. Estava começando, ainda não saltava muito bem, mas a partir de 2011 ela cresceu e passou a ter resultados. Hoje ela está entre as melhores do mundo. É uma excelente atleta, muito veloz, muito forte, e tem o ritmo para fazer saltos altos.

Sua melhor marca é 4,85 metros. Você acha ainda possível superar esse recorde?

Fabiana Murer - Ainda acho que é possível, competindo em Mundial é sempre difícil porque você precisa ir de cinco em cinco centímetros, aí precisa fazer mais saltos, o que torna a competição mais nervosa. Mas vejo que tenho totais condições de fazer 4,90m, tanto que o salto em que eu passei os 4,85m foi com folga, eu vi o vídeo depois da prova e foi muito alto. Acho que posso melhorar essa minha marca.

Como você lida com a pressão para conquistar um pódio no Rio?

Fabiana Murer - A medalha olímpica é o que falta na minha carreira, é lógico que eu quero ganhar. Sei que será difícil, mas vou fazer minha preparação para dar tudo certo e chegar confiante na Olimpíada. Estou bem tranquila em relação a isso, porque sei que só depende de mim. Eu me vejo mais consciente do que nos outros anos, talvez por estar no final da minha carreira, e isso me deixa mais relaxada. Consigo aproveitar melhor os treinos e a experiência de todos esses anos me ajuda a lidar melhor com isso tudo.

Como você imagina que serão os Jogos do Rio?

Fabiana Murer - Para os brasileiros terá um gostinho especial por competir em casa. Lembro que foi muito legal no Pan de 2007 ter a torcida a favor, e acredito que na Olimpíada isso não será diferente. Aqui na China o público local torcia muito. Será ótimo competir em casa e estou bem motivada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 16 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

justica São Paulo Há 23 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 23 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 23 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 23 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 22 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama AYRTON-SENNA Há 18 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna