Hungria responsabiliza União Europeia pela morte dos 71 imigrantes

"Hoje chegamos a um ponto que as pessoas morrem por culpa da política irresponsável de Bruxelas", afirmou, num comunicado, o grupo parlamentar do Fidesz.

© Reprodução/Lusa

Mundo Crise 28/08/15 POR Notícias Ao Minuto

O partido do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán (Fidesz, direita) responsabilizou hoje os líderes da União Europeia (UE) pela tragédia dos 71 imigrantes que foram encontrados mortos no interior de um caminhão abandonado na Áustria.

PUB

"Hoje chegamos a um ponto que as pessoas morrem por culpa da política irresponsável de Bruxelas", afirmou, num comunicado, o grupo parlamentar do Fidesz.

Os deputados do partido no poder na Hungria acrescentaram que "as vagas de imigração ilegal ameaçam a Europa como uma explosão" e qualificaram como "irresponsáveis" os políticos europeus que "encorajam os imigrantes a deixar tudo para trás com a promessa de uma vida melhor" no espaço europeu.

A Hungria é muitas vezes o primeiro país da UE onde chegam dezenas de milhares de pessoas oriundas de países em conflito que procuram um lugar mais seguro para viver. Estas pessoas fazem milhares de quilómetros através da intitulada rota dos Balcãs, passando pela Turquia, Grécia, Macedônia e Sérvia.

A partir do território húngaro, os imigrantes tentam seguir caminho até países como a Áustria, Alemanha ou Suécia, situação que é explorada pelas redes de tráfico de pessoas.

Em troca de dinheiro, os traficantes garantem transporte até ao destino desejado, mas muitas vezes as condições da viagem são desumanas e os imigrantes arriscam a própria vida.

Este terá sido o caso das 71 pessoas encontradas mortas na quinta-feira (27) no interior de um camnhião abandonado numa estrada no leste da Áustria. O caminhão era oriundo da Hungria.

As vítimas - 59 homens, oito mulheres e quatro crianças -, eram possivelmente imigrantes sírios e podem ter morrido asfixiadas.

A crise omigratória na Hungria levou, em julho, o governo de Viktor Orbán a lançar a construção de uma vedação na fronteira sul com a vizinha Sérvia, com o objetivo de travar o fluxo de imigrantes.

A par do reforço policial na zona fronteiriça, com mais de 2.000 polícias, Budapeste também anunciou esta semana a intenção de enviar tropas para a fronteira com a Sérvia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 22 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 17 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 19 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo EUA Há 17 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 20 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

politica Bolsonaro Há 23 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

politica Emergência Médica Há 16 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

fama Harry e Meghan Há 23 Horas

Parabéns, Archie! Filho de Harry e Meghan comemora cinco anos

fama LUÍSA-SONZA Há 18 Horas

'Cobrem as autoridades', diz Luísa Sonza em apelo por ajuda ao RS

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 20 Horas

Datena diz que 'está bem' após nova cirurgia para estancar sangramento