Qualidade do ar na China melhora devido ao Covid-19, afirma a ONU

A Organização Meteorológica Mundial mostrou imagens de satélite da qualidade do ar na China em 30 de janeiro deste ano, em comparação com o mesmo dia do ano anterior

© Reuters

Mundo Surto 11/03/20 POR Notícias Ao Minuto

O chefe da agência meteorológica da Organização das Nações Unidas (ONU) disse hoje (11) que a redução no consumo de energia devido ao novo coronavírus contribuiu para a melhoria da qualidade do ar na China, ilustrando o impacto da redução das emissões humanas.

PUB

O secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas, mostrou imagens de satélite da qualidade do ar na China em 30 de janeiro deste ano, em comparação com o mesmo dia do ano anterior, durante uma apresentação na sede da ONU, em Nova York.

A epidemia do novo coronavírus, detectada em dezembro na China, levou o governo chinês a decretar o fechamento de fábricas e a diminuição da circulação de veículos, à medida em que milhões de pessoas permaneceram em casa para evitar a propagação da infeção Covid-19.

Também hoje, o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, lembrou que o novo coronavírus deve ser temporário, enquanto as alterações climáticas vão manter-se por décadas, requerendo uma ação constante. Ele disse que não se deve superestimar a redução das emissões durante alguns meses.

De acordo com uma organização não governamental ambientalista, China e Índia concentram a maioria das cidades do mundo mais afetadas por micropartículas que causam mortes prematuras.

Os dois países somam quase 90% das 200 cidades do planeta onde se registram os níveis mais elevados de densidade das partículas PM2,5, as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões.

A maioria das sete milhões de mortes prematuras em todo o mundo, atribuídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) à poluição do ar, é causada por partículas PM2,5, produzidas por tempestades de areia, incêndios florestais, atividade agrícola, indústria e combustíveis fósseis.

A densidade máxima das partículas 2,5 recomendada pela OMS é de 25 microgramas por metro cúbico de ar. Um estudo publicado em 2019 estimou que a poluição do ar pode ser duas vezes mais mortal do que o previsto anteriormente, com quase 800 mil mortes por ano na Europa ou 2,8 milhões na China. O total mundial passa dos 8,8 milhões.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 20 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

mundo Insólito Há 3 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

fama BERNARD-HILL Há 22 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo México Há 3 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 21 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite