O seu cão é muito ansioso? O que pode estar a causar este comportamento

O seu cão fica nervoso quando ouve algum ruído? De acordo com novos estudos o barulho trata-se de uma das formas mais comuns de ansiedade nos animais de estimação

© DR

Lifestyle Ansiedade nos cães 14/03/20 POR Notícias Ao Minuto

Segundo um artigo publicado na revista Galileu, um novo estudo, aliás o maior de sempre sobre o temperamento canino, apurou que algumas raças de cães estão mais predispostas a comportamentos de medo, agressão e ansiedade. 

PUB

O estudo

Cientistas da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, recorreram à colaboração de clubes de criação de cães de todo o mundo e solicitaram aos donos que classificassem o comportamento dos seus animais de estimação, tendo como base sete traços diferentes associados à ansiedade: sensibilidade ao ruído, medo geral, medo de alturas e de superfícies (como peças refletivas), falta de atenção, comportamentos compulsivos (como mastigação ou perseguição constante da cauda), agressão e ansiedade de separação. 

Conforme refere a Galileu, os investigadores receberam mais de 13.700 respostas, representativas de 264 raças. De modo a que o estudo fosse preciso e os dados apurados confiáveis, os cientistas resolveram analisar somente 14 raças que incluíam no mínimo 200 cães. Os resultados, que foram divulgados no periódico Scientific Reports indicam que 72,5% de todos os patudos tem pelo menos um comportamento associado à ansiedade. 

Adicionalmente, os académicos finlandeses detectaram que a sensibilidade ao ruído é a mais comum em todas as raças, afetando 32% dos cães. Sendo que quanto mais avançada for a idade do animal, mais sensível este tende a ser ao barulho. À volta 17% dos cães tem medo de outros cães, 15% sentem-se inseguros quando estão com estranhos e 11% tem receio de cenários novos.

Mas, há mais. Os investigadores aperceberam-se que determinadas raças apresentam um maior grau de ansiedade. Segundo um artigo publicado na revista Science, as raças mais medrosas em geral são o cão d'água espanhol, o pastor-de-shetland e os rafeiros. A sensibilidade ao barulho mostrou ser mais notória nos Lagotto Romagnolos, Wheaten Terrier e novamente nos rafeiros. E um outro dado surpreendente e que se destacou é que cerca de um décimo dos schnauzers miniatura sentem medo e são agressivos quando estão com estranhos. 

De acordo com os autores do estudo, é provável que a genética explique esses comportamentos – assim como acontece com os humanos. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 16 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 22 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Reino Unido Há 20 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 21 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 23 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

tech Inovação Há 23 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

economia Fernando Haddad Há 21 Horas

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

esporte Palmeiras Há 22 Horas

Abel faz alerta aos jogadores e cita Estêvão como exemplo no Palmeiras: Nunca se esconde

lifestyle Suor Há 23 Horas

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

politica TSE-MULTA Há 22 Horas

Lula é multado em R$ 250 mil pelo TSE por impulsionar vídeo contra Bolsonaro