Biden vence primárias no estado de Washington e amplia favoritismo

Com 95% dos votos apurados até esta terça, Biden foi o escolhido por 37,9% dos eleitores

© Reuters

Mundo EUA 17/03/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-vice-presidente Joe Biden foi declarado nesta terça-feira (17) vencedor da primária democrata no estado de Washington, uma semana após a votação acontecer.

PUB

O resultado confirma o favoritismo de Biden na disputa contra o senador progressista Bernie Sanders, no mesmo dia que mais três estados -Flórida, Arizona e Illinois- devem realizar as primárias do partido. Ohio também tinha votação marcada para esta terça, mas ela foi adiada por causa do surto do novo coronavírus.

A demora para Washington anunciar um vencedor aconteceu em parte porque os eleitores podem votar pelo correio, o que faz os votos demorarem para chegar. Além disso, a disputa foi bastante apertada, o que também atrasou a decisão.

Com 95% dos votos apurados até esta terça, Biden foi o escolhido por 37,9% dos eleitores e não pode mais ser alcançado por Sanders, que recebeu 36,4% dos votos.

O resultado é ainda mais importante para Biden, que representa a ala mais moderada do Partido Democrata, porque as pesquisas realizadas antes da votação no estado de Washington (que fica na Costa Oeste e não tem ligação com a capital, Washington, que fica na Costa Leste) apontavam Sanders na frente.

Na disputa, o ex-vice-presidente na gestão de Barack Obama (2009-2017) tem 43 delegados no estado, contra 41 do senador por Vermont -outros cinco ainda não foram distribuídos-, de acordo com as projeções da agência Associated Press.

Para ser escolhido como o candidato democrata para enfrentar o presidente Donald Trump na eleição de 3 de novembro é preciso ter ao menos 1.991 delegados na convenção da sigla marcada para julho.

Biden também lidera a contagem geral, com 898 contra 745 do rival. Segundo as projeções do site FiveThirtyEight, o ex-vice-presidente tem mais de 99% de chance de ser escolhido como candidato democrata.

O cenário confirma a reviravolta pela qual passou a campanha de Biden, que chegou a ser dado como fora da disputa no início das primárias, após resultados ruins nos três primeiros estados (Iowa, New Hampshire e Nevada).

Ele só voltou ao jogo após vencer a disputa na Carolina do Sul, em 29 de fevereiro. Na sequência, recebeu uma série de apoios de ex-pré-candidatos que decidiram abandonar a disputa.

Assim, Biden chegou fortalecido à Super Terça, realizada no último dia 2, quando venceu em dez estados, assumindo a liderança na contagem de delegados. Desde então, o ex-vice colecionou mais vitórias e, segundo as pesquisas, é o favorito para vencer nos três estados que votam nesta terça.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraíba Há 22 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 23 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

mundo Guangzhou Há 19 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

esporte FLAMENGO-BOTAFOGO Há 21 Horas

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

brasil POVOS-INDÍGENAS Há 21 Horas

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia