Doria decreta quarentena em SP a partir de terça

Essa determinação prevê o fechamento do comércio e serviços não essenciais. Inclui bares, restaurantes e cafés, que poderão funcionar apenas com serviços de delivery

© DR

Brasil Quarentena 22/03/20 POR Estadao Conteudo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou neste sábado que decretará quarentena em todo o Estado, a partir de terça-feira, para conter o avanço da covid-19. A medida inicialmente terá duração de 15 dias, até 7 de abril, mas poderá ser prorrogada e é válida em todos os 645 municípios.

PUB

Essa determinação prevê o fechamento do comércio e serviços não essenciais. Inclui bares, restaurantes e cafés, que poderão funcionar apenas com serviços de delivery. Segundo o governador, o Estado vai tomar "medidas policiais" para impedir aglomerações, incluindo bailes funk e outros eventos de rua. A realização de missas, cultos e outras manifestações religiosas não é recomendada, mas não está vetada - embora ainda exista pendências judiciais a respeito.

"Serviços essenciais na área de saúde pública, saúde privada, alimentação, abastecimento, segurança e limpeza devem continuar a funcionar - evidentemente resguardados todos os cuidados", declarou Doria. Em suma, poderão funcionar durante a quarentena: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, supermercados, hipermercados, mercados, padarias (sem servir alimentos no local, como self-service), açougues, empresas de call center e telemarketing, postos de combustíveis, bancas de jornais, pet shops, clínicas veterinárias, empresas de transporte, táxis, serviços de transporte por aplicativo, construção civil, serviços de segurança, bancos, lotéricas, empresas de limpeza e manutenção e todas as indústrias.

"Fiquem em casa: esta é a grande recomendação", ressaltou Doria. Ele falou ainda sobre a importância da solidariedade, de "amar o País" durante esta "guerra" e chamou os paulistanos a colocarem uma Bandeira do Brasil na janela. "Coloque na sua janela uma Bandeira do Brasil, a que você tiver na sua casa ou algo que manifeste esse seu sentimento solidário."

Presente à coletiva de imprensa, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), enfatizou que a situação atual não é uma "marolinha", tampouco "férias". "É isolamento social", ressaltou. Segundo ele, mais de 20 carros de som da Prefeitura estão circulando por bairros da periferia para informar a população.

País. O presidente da República, Jair Bolsonaro, ainda assinou medida provisória e um decreto que têm o objetivo garantir a aquisição de bens, serviços e insumos, além de regulamentar os serviços essenciais que não devem ser interrompidos durante o período de combate a doença.

Entre outros serviços que são listados como de manutenção obrigatória estão assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares; assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos; atividades de defesa nacional e de defesa civil; transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros e o transporte de passageiros por táxi ou aplicativo; telecomunicações e internet; captação, tratamento e distribuição de água; captação e tratamento de esgoto e lixo; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e de gás; iluminação pública; e serviços funerários.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 22 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 20 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 23 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 23 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 22 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 14 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 17 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 23 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave