Recuperado, Wilsinho Fittipaldi recebe alta após cirurgia no cérebro

Irmão de Emerson, Wilsinho também é pai de Christian Fittipaldi, outro piloto com passagem pela F-1.

© Reprodução

Esporte Fittipaldi 23/03/20 POR Estadao Conteudo

Um dos pioneiros do Brasil na Fórmula 1, Wilsinho Fittipaldi recebeu alta nesta segunda-feira no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. O ex-piloto de 76 anos foi liberado uma semana após ser submetido a uma cirurgia de emergência no cérebro, em razão de uma hemorragia.

PUB

Ele havia deixado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na quarta-feira e estava sob observação no fim de semana. Como apresentou bom quadro clínico, foi liberado pelos médicos para voltar para casa.

O irmão mais velho de Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1, havia sido operado para conter uma hemorragia cerebral na madrugada da segunda-feira passada. O procedimento foi bem-sucedido e, no dia seguinte, já apresentava quadro estável e lucidez.

A cirurgia teve caráter de emergência para conter hemorragia que pode ter sido causada por um aparelho instalado no cérebro do ex-piloto, no começo de novembro. O aparelho tem como objetivo reduzir os sintomas do Mal de Parkinson, doença com a qual Wilsinho convive nos últimos anos.

A hemorragia foi agravada por uma queda que Wilsinho sofreu em sua casa, na cidade de Santana do Parnaíba, no interior de São Paulo, na semana anterior. Ele passou a sofrer mal-estar depois do acidente doméstico e realizou exames, que acabaram constatando a hemorragia.

Antes disso, em novembro, ele foi submetido a um procedimento cirúrgico justamente para instalar o dispositivo em seu cérebro com o objetivo de reduzir os tremores nos braços e nas pernas. Ele vinha tendo dificuldades para andar. Mas, de acordo com familiares, os sintomas estavam diminuindo nos últimos meses, possivelmente em razão do aparelho.

Irmão de Emerson, Wilsinho também é pai de Christian Fittipaldi, outro piloto com passagem pela F-1. Na categoria, Wilsinho disputou 38 corridas, entre 1972 e 1975. Seu melhor resultado foi uma quinta colocação no GP da Alemanha de 1973.

Mas ele ficou mais marcado na categoria por ter ajudado a criar a Copersucar-Fittipaldi, única equipe brasileira que já competiu na F-1. Wilsinho foi piloto e chefe do time até 1982, quando a equipe deixou o campeonato.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico