Campinas antecipa quarentena; vírus paralisa cidades do interior

Outras cidades do interior também adotaram medidas contra o coronavírus.

© Reuters

Brasil Quarentena 23/03/20 POR Estadao Conteudo

O interior de São Paulo, que responde por 15% da riqueza nacional, começou a parar nesta segunda-feira, 23, em razão do coronavírus. Campinas, cidade com mais de 1 milhão de habitantes, amanheceu com praças, ruas e terminais de ônibus praticamente vazios. Um decreto assinado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) antecipou a quarentena, fechando o comércio em geral e reduzindo a circulação do transporte público. Medidas semelhantes foram tomadas nas principais cidades do interior, mas em muitas a quarentena começa nesta terça-feira, 24, apenas.

PUB

A região central de Campinas começou o dia praticamente vazia e o transporte coletivo funcionava com frota mínima. Muitos moradores desistiram de esperar pelos ônibus nos terminais. Com nove casos confirmados e 223 suspeitos na cidade, o prefeito justificou a antecipação da quarentena, que no Estado começa nesta terça. "Antecipamos porque um dia nos dá um ganho extra. Fizemos uma edição extraordinária do decreto no domingo, 22, para cumprir o prazo legal de 24 horas. Vamos ficar em quarentena até o dia 12 de abril, mas podemos antecipar ou prorrogar o prazo."

O comércio em geral fechou, mas a área de alimentação e medicamentos, e sua cadeia produtiva, funcionavam. O decreto não envolveu indústrias e bancos. "Não é só tirar as pessoas da rua e deixar em casa. Dos nossos leitos de UTI, 30% são ocupados por acidentes de trânsito. Sem carro na rua o número de acidentes cai e liberamos leitos para os casos graves de coronavírus", disse Donizette. Ele determinou providências para que os ônibus operassem apenas com pessoas sentadas. A Guarda Municipal patrulhava as principais vias e acessos da cidade para controlar a lotação dos coletivos.

Em Sorocaba, o Sindicato dos Rodoviários ordenou aos motoristas que recolhessem os ônibus que estavam em circulação na manhã desta segunda-feira. Os veículos cumpriam o itinerário até o ponto final e eram conduzidos à garagem. A medida atingiu outros 43 municípios da região e, segundo o sindicato, visava a garantir a segurança de motoristas e passageiros. Com duas mortes suspeitas, Sorocaba está em estado de calamidade pública. Segundo o sindicato, empresas de transporte urbano mantinham plantão para o transporte especial. Empresas de fretamento e de cargas não foram afetadas pela paralisação.

De manhã, a guarda municipal chegou a intervir, mas não conseguiu evitar que os ônibus saíssem lotados do terminal Santo Antônio, o principal da cidade. Em nota, a prefeitura informou que a medida adotada pelo sindicato foi unilateral e entraria na justiça para que parte dos ônibus circulasse, visando atender quem trabalha em serviços essenciais. O comércio geral e shoppings deveriam ficar fechados em virtude do decreto de calamidade, mas muitos estabelecimentos abriram. Só no domingo, 82 bares foram autuados por descumprir a regra.

Em Itapetininga, a rodoviária e terminais de ônibus amanheceram isolados com faixas zebradas em todo o entorno para proibir a entrada de ônibus e passageiros. As pessoas que foram até o local para tomar o ônibus tiveram de fazer meia volta. A cidade tem 37 casos suspeitos. O número de ônibus circulando também foi reduzido em Jundiaí. Fiscais da prefeitura receberam mais de 70 denúncias de descumprimento das medidas restritivas ao funcionamento do comércio. Piracicaba reduziu a frota do transporte público e suspendeu a gratuidade dos cartões de idosos fora do horário entre 10h e 15h.

Burla

A prefeitura de Bauru autuou ao menos 15 estabelecimentos que funcionavam na manhã desta segunda, burlando um decreto do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) que fechou o comércio desde a sexta-feira, 20, à exceção de serviços essenciais. A regra limitou o funcionamento inclusive de bancos. Nesses locais, só eram atendidos presencialmente idosos, gestantes e pessoas vulneráveis. Nesta segunda, empresas e indústrias operavam com metade dos funcionários e, conforme o decreto, deverão fechar totalmente a partir de quarta-feira, dia 25.

Uma decisão da Justiça do Trabalho reduziu em 40% a circulação dos ônibus de transporte público de Ribeirão Preto. Os coletivos já circulam com frascos de álcool em gel, todos os passageiros sentados e com as janelas abertas. Em caso de descumprimento, a empresa de transporte pode ser multada em até R$ 50 mil por dia. Shoppings e centros comerciais fecharam. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) antecipou a primeira parcela do 13.º salário e pediu às pessoas que fiquem em casa.

Em São José dos Campos, o comércio fechou nesta segunda, mas funcionavam serviços essenciais, inclusive supermercados, e, com frota reduzida, o transporte coletivo. O uso de bilhete único por idosos foi restrito a viagens por motivo de saúde comprovado. Parques públicos, academias e centros esportivos também fecharam. Em Araraquara, com uma morte suspeita, seis postos de saúde passaram a funcionar, nesta segunda, com horário ampliado até 20 horas. Em São José do Rio Preto, até as 23 feiras-livres foram suspensas. A prefeitura de Araçatuba anunciou a suspensão, a partir desta terça, das visitas domiciliares dos agentes de combate à dengue.

Bloqueios

Cidades menores que ainda não têm casos confirmados de coronavírus estão barrando a entrada de pessoas de fora. Nesta segunda-feira, a prefeitura de Botucatu passou a controlar o acesso de pessoas à cidade, inclusive de ônibus. Policiais e agentes entravam nos coletivos equipados para medir a temperatura dos passageiros. Pessoas com temperatura acima de 37,5 graus eram acompanhadas até uma unidade de saúde. As prefeituras de Águas de Lindóia, São Pedro e de Motuca fecharam os acessos com barreiras monitoradas por agentes municipais.

Em Aparecida, cidade sede do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o bloqueio dos acessos foi determinado pela Justiça. A medida atinge também a vizinha Potim. Com isso, subiu para 20 o número de cidades paulistas com acessos controlados devido ao vírus. No interior, já adotaram a medida Itariri, Pedro de Toledo, Itápolis, Miguelópolis, Tabatinga e Nova Europa. No litoral, os acessos estão controlados em Ilhabela, Santos, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Ilha Comprida e Cananeia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula