Câmara aprova projeto para garantir entrega de merenda durante pandemia

A medida foi aprovada na noite desta quarta-feira de forma simbólica e por unanimidade

© Reprodução / Twitter

Política Sessão virtual 25/03/20 POR Estadao Conteudo

O primeiro projeto aprovado pela Câmara em esquema de sessão virtual foi o da garantia de distribuição de merenda, mesmo sem aulas, durante o período de calamidade pública. A medida foi aprovada na noite desta quarta-feira, 25, de forma simbólica (sem contagem de votos) e por unanimidade pela orientação dos partidos. A matéria segue para ser apreciada no Senado.

PUB

O projeto autoriza que, durante o período de suspensão das aulas, a distribuição, aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica, de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O projeto também admite a transferência direta de recursos financeiras do PNAE aos pais ou responsáveis dos alunos, inclusive agregando às transferências já a eles realizadas por programas de assistência social, como o Programa Bolsa Família, e programas similares.

A matéria teve apoio de partidos de centro, direita e esquerda. "Nós entendemos que ele é necessário para o momento, principalmente para minimizar os efeitos dessa pandemia para as crianças mais carentes", afirmou o líder do PP, Arthur Lira (AL), por vídeo.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) falou também sobre o desperdício. "Essa proposta trabalha com a possibilidade de que o sistema educacional alcance as famílias e garanta àquelas crianças que estão na escola e que não receberão a merenda escolar, porque as escolas não têm condições de servir a merenda escolar nesse período, que essa merenda não fique estocada num depósito, numa despensa, mas que seja entregue", afirmou.

"Precisamos proteger vidas nesse período", afirmou o deputado Celso Sabino (PSDB-PA).

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr"> Aprovado! Projeto que destina merenda escolar para casa do aluno em caso de calamidade pública. Votação foi feita durante sessão virtual - a primeira da história - onde parlamentares aprovaram remotamente. Proposta é da <a href="https://twitter.com/profdorinha?ref_src=twsrc%5Etfw">@profdorinha</a> e <a href="https://twitter.com/RochaHildorocha?ref_src=twsrc%5Etfw">@RochaHildorocha</a>. Michel Jesus/CD <a href="https://t.co/lold4SWU0d">pic.twitter.com/lold4SWU0d</a></p>&mdash; Deputados Democratas (@DeputadosDEM) <a href="https://twitter.com/DeputadosDEM/status/1242974174878064640?ref_src=twsrc%5Etfw">March 26, 2020</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula