Paciente de 36 anos é o 1º a morrer por coronavírus em Ribeirão Preto

O médico que atendeu o homem também contraiu a doença e está afastado

© Shutterstock

Brasil São Paulo 26/03/20 POR Folhapress

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) anunciou na tarde desta quinta-feira (26) a primeira morte por coronavírus na cidade. A vítima é um homem de 36 anos, que não teve o nome revelado, e morreu às 2h33 desta quinta. Ele, segundo o secretário da Saúde da cidade, Sandro Scarpelini, tinha ao menos três doenças muito graves associadas. O médico que o atendeu também contraiu a doença e está afastado.

PUB

"São doenças, por si só, bastante debilitantes. Ele teve contato com o vírus, confirmado pelo laboratório do HC [Hospital das Clínicas, da USP], e evoluiu para óbito", afirmou o secretário no palácio Rio Branco, sede do governo.

O laboratório do hospital, ainda de acordo com ele, deve receber certificação do Instituto Adolfo Lutz para ser considerado referência para confirmação de diagnósticos do novo coronavírus.

"[Mas] Estamos considerando como laboratório de referência. Está sem a certificação completa, mas considerando que vai ser referência, sem precisar de contraprova", disse Scarpelini.

Diretor do departamento de atenção à saúde do HC, Antônio Pazin Filho disse que o vírus já está em circulação em Ribeirão Preto e que é preciso que as pessoas mantenham o isolamento social para reduzir a propagação.

"Estamos testando as equipes [de saúde] dentro do que é possível. O médico que atendeu o paciente [que morreu] testou positivo e está afastado", afirmou.

Pazin disse apenas que o paciente vinha de internação prolongada e não divulgou nenhuma informação adicional.

Nos últimos três dias, Ribeirão Preto registrou 40 internações em hospitais públicos e privados por síndrome respiratória aguda grave. Todas estão sendo tratadas como casos suspeitos do novo coronavírus.

Desde o último sábado (21), quando surgiram três casos, a prefeitura passou a fazer o exame para detecção do novo coronavírus.

A cidade tinha, nesta quarta-feira (25), oito casos confirmados de Covid-19, além de outros 161 em investigação.

Questionado sobre seguir o isolamento social na cidade, contrariando o que prega o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou que a medida seguirá em Ribeirão, seguindo o que determinam as autoridades de saúde.

"[A medida] Está sendo acompanhada por 152 países, alguns como Chile, Itália, Espanha, EUA e Grã-Bretanha. [...] Não vou concordar com nenhum pronunciamento que não seja o de validar as medidas de restrição. Não vou fazer juízo de valor do ponto de vista político, até porque nem é o momento, estamos falando de uma coisa seríssima, de vidas humanas, estamos tendo êxito apesar dessa terrível e dolorosa morte de hoje em nossa cidade, que é a primeira. Outros talvez possam acontecer e não serão bem vindas, mas para que elas não venham, o distanciamento social é necessário."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico