Covid-19: Facebook e Google podem perder US$ 44 bi em publicidade

Somente a Google poderá sofrer uma queda de US$ 28,6 bilhões em receita

© iStock (Foto ilustrativa) 

Tech Pandemia 27/03/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A crise gerada pelo novo coronavírus está derrubando os gastos com anúncios publicitários, e os gigantes Google e Facebook devem perder juntos cerca de US$ 44 bilhões neste ano, de acordo com estimativa do bando de investimentos Cowen & Co, divulgada na imprensa americana na quarta-feira (25).

PUB

A previsão da Cowen veio depois de o Facebook anunciar em seu blog que que identificou enfraquecimento nos negócios relativos a anúncios "em países que tomam ações agressivas para reduzir a propagação do Covid-19".

Mesmo com as projeções de queda, as duas companhias devem manter margens de lucro em patamares altos.

A Cowen estima que o Google registre uma receita líquida de US$ 127,5 bilhões em 2020, queda de US$ 28,6 bilhões na comparação com estimativa anterior da consultoria (18%).

Já a projeção de receita para o Facebook é de US$ 67,8 bilhões no ano, queda de 19%, que representa US$ 15,7 bilhões.

Nos últimos dias, o Facebook vem anunciando uma série de medidas para tentar garantir mais segurança de informação sobre o coronavírus em suas plataformas, mas até agora não deu indicações oficiais sobre futuros ganhos.

Em publicação no blog da empresa na terça-feira (24), executivos se limitaram a dizer que "os negócios estão sendo afetados adversamente como muitos outros ao redor do mundo".

Apesar disso, o engajamento na rede social é alto, bem como em outras plataformas da marca, como o WhatsApp e o Instagram.

Em países mais afetados pelo vírus, as ligações por voz e vídeo mais do que dobraram no Messenger e no WhatsApp.

As transmissões ao vivo pelo Instagram e pelo Facebook dobraram em uma semana, de acordo com dados da companhia. Na semana passada, a empresa anunciou que dobrará a capacidade de seus servidores do WhatsApp.

Na Itália, diz o Facebook, o tempo gasto nos aplicativos subiu mais de 70% desde o início da crise.

"As mensagens aumentaram mais de 50% e o tempo gasto em ligações em grupo cresceram mais de 1.000% no último mês", afirmaram Alex Schultz, VP de Analytics (área de análise de dados), e Jay Parikh, VP de engenharia, em comunicado.

Mesmo com a projeção de queda nos anúncios, o Google deve gerar US$ 54,3 bilhões em receita operacional e o Facebook, US$ 33,7 bilhões, de acordo com a consultoria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 16 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 18 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 17 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 17 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 17 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 18 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 18 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens