Na UTI, idosa aguarda resultado do exame de coronavírus há 8 dias

A coleta do material aconteceu no dia seguinte à internação, na quarta-feira da semana passada, 18, e até agora a família não conhece o resultado

© Pixabay

Brasil São Paulo 27/03/20 POR Estadao Conteudo

Uma mulher de mais de 80 anos aguarda o resultado do teste de coronavírus há oito dias em uma UTI de um hospital na Baixada Santista, em São Paulo. Sob condição de anonimato, o Estado conversou com o filho dessa mulher, que demonstrou angústia pela falta do diagnóstico preciso e pelo que isso pode representar para a saúde da mãe e todos que tiveram contato com ela. A coleta do material aconteceu no dia seguinte à internação, na quarta-feira da semana passada, 18, e até agora a família não conhece o resultado.

PUB

Dos profissionais de saúde, o filho recebeu diferentes prazos. Inicialmente, o hospital informou que demoraria cerca de dez dias, uma médica falou em sete dias e de outros especialistas ouviu que o prazo está sendo de até 20 dias para saber se uma pessoa está ou não com coronavírus. "Por que está demorando? Está preso no (Instituto) Adolfo Lutz, me dizem", contou o homem.

O Instituto Adolfo Lutz é considerado o principal órgão de vigilância epidemiológica do Estado e o governo já vem tentando soluções para os casos que estão ficando represados lá. Nesta semana, o governador João Doria (PSDB) anunciou o início da operação em um novo laboratório no Instituto Butantan, criado para absorver essa demanda.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o instituto "está priorizando o processamento das amostras de casos graves e óbitos". Disse ainda que, de acordo com o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo e do Centro de Operações de Emergências (COE -SP), o teste "não impacta no tratamento da pessoa, que é feito apenas do ponto de vista clínico". A pasta afirmou que adquiriu 60 mil testes extras para suporte do instituto.

A espera para a família citada nesta reportagem continua. Um dos receios deles é o fato de a idosa estar em uma ala separada para pacientes com coronavírus. Se ela não estava com a doença antes, poderia ser infectada lá, temem. Os médicos disseram aos parentes que, para o tratamento, o diagnóstico de coronavírus não mudaria muito do que já está sendo feito, no máximo a adequação pontual da medicação atual.

De qualquer forma, a família pede respostas. "Fico pensando no número de gente que morreu por isso e não entra na estatística oficial, vai entrar como pneumonia", disse o filho.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 23 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 21 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

tech Espaço Há 23 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama Bastidores da TV Há 21 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 20 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sono Há 22 Horas

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

esporte Real Madrid Há 18 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo