Covid-19: 'Cão de conforto' dá apoio emocional num hospital de Denver

Estes animais são especificamente treinados para darem conforto emocional em momentos trágicos ou de crise

© DR

Mundo Covid-19 28/03/20 POR Notícias Ao Minuto

Wynn é um 'cão de conforto' em período de treino mas já é responsável por levar algum alento aos profissionais de saúde de um centro de urgências em Denver, onde se encontram num combate diário contra os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

PUB

A cadela de raça labrador, de um ano de idade, leva alegria e conforto aos médicos, enfermeiros e assistentes técnicos que, de quando em vez, precisam de um 'intervalo higiênico' da crise diária, para repôr um pouco a sanidade mental.

Wynn já não é estranha daquele pessoal, uma vez que está a ser treinada por Susan Ryan, uma médica naquela instituição, o Rose Medical Center.

A profissional partilhou uma imagem dos dois nas redes sociais e acabou por se tornar viral. "Vi a Wynn a voltar de um passeio com alguém. Deixei-me só cair no chão e disse: 'posso ficar só um minuto com ela?'", indicou Ryan à CNN, explicando que tinha acabado de terminar de cuidar de um paciente e de se higienizar.

"Ver coisas e ouvir coisas que não se pode esquecer tem um impacto em nós. É aí que entram os cães. Quando se está na presença de um cão, a fazer festinhas, está a tirar-se um momento para cuidar de si próprio", acrescentou.

Estes animais, sublinhe-se, são especificamente treinados para darem conforto emocional em momentos trágicos ou de crise, sendo colocados maioritariamente junto a sobreviventes, familiares em luto e socorristas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Redes Sociais 25/04/24

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Mundo Guerra 25/04/24

Brasil, EUA e outros 16 países fazem apelo conjunto por libertação de reféns em Gaza

Mundo gripe aviária 25/04/24

Gripe aviária: OMS quer rede mundial e alerta para "potencial epidêmico"

Mundo Saúde 25/04/24

Vacinas salvaram aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, segundo OMS