Brasileira herda ouro do Pan após confirmação de doping de peruana

A Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) confirmou que Adriana Aparecida da Silva é a campeã da maratona dos Jogos Pan-Americanos de Toronto

© DR

Esporte Maratona 10/09/15 POR Notícias ao Minuto

A brasileira, que também venceu a prova em Guadalajara, há quatro anos, herdou o ouro que havia sido conquistado pela peruana Gladys Tejeda, depois pega em exame antidoping.

PUB

Além de Tejeda, outros cinco atletas foram oficialmente punidos pela ODEPA, perdendo seus resultados e medalhas. Todos eles, incluindo a peruana, deverão ser julgados pelas respectivas federações internacionais, a partir do Código Mundial Antidoping.

Campeã da maratona em Toronto, Tejeda caiu no doping pelo uso de furosemida. Em agosto, quando comunicou o resultado do exame, o Comitê Olímpico do Peru disse que "trata-se de um medicamento que ela mesma declarou ter consumido por prescrição médica para o tratamento de uma dor". De acordo com o órgão peruano, isso que "ela não agiu de má fé".

O caso se assemelha, pelo que descreveram os peruanos, ao doping de Geisa Arcanjo depois de a brasileira conquistar a medalha de ouro no Mundial Juvenil de 2011, no arremesso de peso. Ela caiu no doping, por substância que não melhora o rendimento esportivo, e admitiu ter consumido chá verde. Ela perdeu a medalha, mas foi apenas advertida, não precisando cumprir suspensão.

Em Toronto, também perderam seus resultados a ciclista colombiana María Luisa Calle Williams, a jogadora de vôlei porto-riquenha Sheila Ocasio Clemente, o jogador de futebol do Panamá Richard Peralta Robledo, a atleta equatoriana María Pastuña e o paratleta chileno Cristopher Guajardo. Nenhum deles ganhou medalha.

Com o ouro herdado por Adriana, o Brasil chegou a 42 medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, 39 de prata e 60 de bronze. No atletismo, a vitória na maratona soma-se à de Juliana Gomes dos Santos nos 5.000m com barreiras. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes