Chanceleres da Venezuela e da Colômbia discutem situação na fronteira

O governo venezuelano estima que cerca de 100 mil barris de produtos derivados de petróleo saem diariamente para o vizinho

© Reuters

Mundo Países 11/09/15 POR Notícias Ao Minuto

As chanceleres da Venezuela, Delcy Rodrígues, e da Colômbia, María Ángela Holguín, vão se reunir amanhã (12) à tarde no Ministério das Relações Exteriores do Equador, em Quito, para discutir a crise na fronteira dos dois países. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, em entrevista coletiva.

PUB

No fim de agosto, as chanceleres se reuniram em Cartagena, na Colômbia. Na ocasião, a venezuelana propôs a construção em conjunto de uma nova fronteira produtiva e de paz e pediu às autoridades colombianas uma revisão da Lei Anticontrabando. Segundo Delcy Rodrígues, a lei promove o contrabando e não contempla a repatriação das mercadorias levadas da Venezuela para a Colômbia.

O governo venezuelano estima que cerca de 100 mil barris de produtos derivados de petróleo saem diariamente para a Colômbia, o que gera perdas na ordem de US$ 3,5 milhões.

A situação na fronteira, agravada pela atuação de máfias paramilitares que atacaram três soldados venezuelanos, fez com que o governo de Nicolás Maduro decidisse fechar os postos fronteiriços de San Antonio del Táchira e Paraguachón, no estado de Zulia.

Diante do fechamento da fronteira, o governo colombiano negou-se a negociar com a Venezuela. Nesse contexto, as duas chanceleres se reunirão amanhã, com o respaldo de Maduro e do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A expectativa é que o encontro sirva de base para uma reunião entre os chefes de Estado.

“Os presidentes da Venezuela e da Colômbia aceitaram o convite da Unasur [União de Nações Sul-Americanas] e da Celac [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] para estabelecer um diálogo entre seus chanceleres para tratar de temas sensíveis entre ambos países como um passo prévio para uma reunião presidencial. Os presidentes manifestaram sua opinião, disposição e vontade para levar a ideia da reunião adiante”, disse Patiño na entrevista.

O chanceler equatoriano acompanhará a reunião entre Delcy Rodrígues e María Ángela Holguín, representando a Celac. O Equador exerce a presidência pro tempore do bloco. O chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, vai representar a Unasul na reunião.

“Para nós, como região, é uma grande notícia. Tratar os temas entre nossos governos amigos é também uma mensagem de que nos momentos difíceis a região deve estar unida, deve acompanhar os irmãos na busca de uma solução para a situação que se vive”, acrescentou o equatoriano. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 11 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 20 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 16 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 20 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 13 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'