Museu Imperial recebe livro raro de 1699

A obra de 316 anos chegou ao local de maneira pouco convencional - foi entregue em um saco plástico

© PixaBay

Brasil Petrópolis 12/09/15 POR Notícias ao Minuto

O Museu Imperial de Petrópolis recebeu a doação de livro raríssimo, de 1699. Trata-se da versão em francês de Os Aforismos de Hipócrates, que reúne definições elaboradas pelo "pai da Medicina", que viveu entre os séculos 5º e 4º antes de Cristo. A obra Les Aphorismes d'Hippocrate, rangez selon l'ordre des parties du corps humain. Par M. Du Four, Docteur en Medecine. Paris: Laurent d'Houry, M.DC.XCIX foi doada pelo dentista aposentado Thales Ribeiro de Magalhães, de 84 anos. O livro será digitalizado e ficará acessível na página do museu.

PUB

"Não consegui localizar esse livro em nenhum outro site de busca de instituições brasileiras que lidam com obras raras. Na verdade, a Biblioteca Nacional possui uma edição ainda mais antiga, de 1606", afirmou o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior. Ele disse que é difícil avaliar o valor da obra. "Em sites internacionais, encontrei edições por diferentes preços, de U$ 400 a U$ 10 mil. Mas não encontrei em nenhum outro lugar edição do mesmo ano. Não saberia precisar quanto vale."

O livro de 316 anos chegou ao Museu Imperial de maneira pouco convencional - foi entregue em um saco plástico. Uma funcionária do museu esteve no Rio para receber o prêmio de "mãe museóloga", distribuído anualmente pelo pouco conhecido Museu de Odontologia Salles Cunha, na Tijuca, zona norte. Na despedida, o diretor do Salles Cunha entregou a encomenda. "Foi tudo bem simples. Eu queria dar a alguém de confiança, que não fosse vender o livro", explicou Magalhães, que dirige o Museu de Odontologia há 25 anos e ficou satisfeito ao saber que logo o livro poderá ser "folheado" na internet.

O Museu de Odontologia foi criado "por circular" em 1977. Mas só ganhou sede e acervo mais de uma década depois - entre as peças curiosas estão uma cadeira de dentista forrada com veludo de 1895 e outra especial para dentista itinerante, para ser transportada a cavalo. No Museu Imperial, o próprio Magalhães localizou pote de porcelana, com uma fórmula escrita por Cláudio Mota Maia (1843-1897), médico e grande amigo de d. Pedro II (1825-1891). Tratava-se de um dentifrício em pó.

O livro recém-chegado se torna o sexto mais antigo do acervo de cerca de 8 mil títulos do Museu Imperial, que reúne livros, periódicos, relatórios e obras de referência. Há obras que pertenceram à família imperial, como Vocabulario Portuguez, e Latino, do padre Rafael Bluteau (1638-1734). São oito volumes e dois suplementos, editados entre 1712 e 1728, e dedicados "ao magnífico rey de Portugal, D. João V (1689-1750)". Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula