Mídia européia cita 'virada' de Bolsonaro, mas segue preocupada

O britânico The Guardian, que ontem à noite trouxe um editorial dizendo que o presidente representava um perigo para os brasileiros

© Pixabay

Mundo Vergonha mundial 01/04/20 POR Estadao Conteudo

O tom considerado menos radical do presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia de coronavírus durante pronunciamento na noite desta terça-feira, 31, chamou a atenção da imprensa europeia. No entanto, as preocupações em relação à sua postura sobre o surto da Covid-19 permanecem presentes no noticiário do continente.

PUB

De acordo com o jornal português Expresso, o líder brasileiro "virou a agulha" ao dizer que sua intenção sempre foi a de salvar vidas. O periódico também destacou o trecho da fala em que ele assume estar "diante do maior desafio" da sua geração e em que promete equilibrar as medidas restritivas de contato social com a proteção da atividade econômica.

Veja também: Coronavírus espalha-se a bordo de porta-aviões americano

O francês Le Figaro salientou que o presidente brasileiro subestimou repetidamente a escalada da epidemia e criticou as medidas de contenção, mas que agora admite que a covid-19, já chamada por ele de "gripezinha", "é o maior desafio" do Brasil. Há uma semana, esse jornal escreveu que, diante do perigo do surto, Bolsonaro não levava mais os brasileiros a rirem.

O britânico The Guardian, que ontem à noite trouxe um editorial dizendo que o presidente representava um perigo para os brasileiros, salientou nesta quarta que Bolsonaro tem sido ignorado por governadores em relação ao surto e que até antigos aliados têm se recusado a acatar os pedidos do presidente para que as pessoas voltem ao trabalho. O periódico também lembrou que ele descreveu o coronavírus como uma "gripezinha" e alegou que seu "histórico atlético" o protegeria da doença.

No também britânico Financial Times, a ênfase foi a de que as trapalhadas de Bolsonaro durante o surto põem em risco seu futuro político e que a doença o levou a ficar impaciente. "O vírus está aí. Precisamos encarar isso como um homem, caramba. Todos nós vamos morrer um dia", lembrou o jornal sobre a fala do líder da direita no domingo, poucos dias depois de anunciar uma campanha que pedia aos cidadãos que quebrassem o autoisolamento e retornassem ao trabalho.

O italiano Corriere della Sera, de Milão, na região da Lombardia, uma das mais afetadas pelo vírus no país, colocou na página principal do seu site o discurso legendado de Bolsonaro com a explicação de que o presidente diz ter a missão dupla de combater o vírus e salvar os empregos. O alemão Deutsche Welle ressaltou que, isolado, o presidente tenta ajustar o discurso sobre a covid-19 para recuperar a liderança política e adota um tom menos radical.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos