Venezuela surpreende Argentina e vence Copa América de Basquete

A seleção venezuelana de basquete é composta praticamente apenas por atletas que jogam pela liga local

© Reuters

Esporte Primeira vez 13/09/15 POR Notícias ao Minuto

Quem apostasse que a Venezuela superaria rivais do calibre de Argentina, Brasil, Porto Rico e Canadá para vencer a Copa América Masculina de Basquete talvez fosse chamado de "louco". Mas os venezuelanos superaram todos os prognósticos para conquistar o título da competição pela primeira vez na história, sábado à noite, na Cidade do México. Na final, após a ressaca da conquista da vaga olímpica, a Venezuela venceu a Argentina por 77 as 70.

PUB

"Não posso definir o gosto que me dá o feito que acabamos de conseguir. É muito grande isso, é enorme de verdade. Somos os campeões da América e me emociona muito não só ter conquistado este título, mas que tenha sido com um grupo que comprou por completo a ideia. Eles sempre acreditaram neles", disse o técnico argentino Nestor Garcia, que comanda a Venezuela, apenas a nona melhor colocada das Américas no ranking mundial.

A seleção venezuelana de basquete é composta praticamente apenas por atletas que jogam pela liga local. Apenas o armador Gregory Vargas joga em Israel e o ala John Cox na França. A equipe só disputou três vezes o Mundial (1990, 2002 e 2006) e uma a Olimpíada (1992) e vinha de duas quintas colocações na Copa América.

"É um feito tão imenso que não dá para explicar. Aqui nos propusemos metas a curto, médio e longo prazo. Fomos obtendo todas as metas numa equipe de jogadores trabalhadores que saíram para batalhar dia a dia. Não nos conformamos com a vaga na Olimpíada porque sempre trabalhamos para ter mais", comentou Vargas.

Na final diante da Argentina, o armador foi mais uma vez essencial com seus nove pontos, sete rebotes e quatro assistências. Mas foi Guillent mais uma vez o herói venezuelano, saindo do banco para anotar 15 pontos. Diante do Canadá, na semifinal, ele fizera 10 pontos seguidos para dar a virada e a vaga olímpica à Venezuela.

Pelo lado argentino, brilharam os de sempre. Andreas Nocioni fez 22 pontos e ainda pegou oito rebotes. Luis Scola, maior pontuador da história do torneio, somou 14 pontos e 11 rebotes. O pivô, pela quarta vez desde 2007, foi eleito o MPV.

COPA AMÉRICA - Com o título da Venezuela, a Copa América conheceu seu quinto campeão diferente nas últimas cinco edições. Os EUA venceram em 2007, mas depois não jogaram mais o torneio, beneficiados pelo fato de já terem vaga assegurada nos Mundiais e Olimpíadas. A Copa América é classificatória para esses torneios.

Em 2009, o Brasil ganhou em Porto Rico, vencendo a final sobre os donos da casa. Dois anos depois, em Mar del Plata, a Argentina ganhou a decisão contra o Brasil. O México surpreendeu todo mundo para vencer na Venezuela, em 2013, superando Porto Rico na final.

Na Cidade do México, a Copa América foi classificatória para a Olimpíada. Venezuela e Argentina, por terem chegado à final, carimbaram passaporte. Canadá (bronze), México (quarto) e Porto Rico (quinto) vão disputar os Pré-Olímpicos Mundiais. O Brasil foi eliminado na primeira fase, mas tem convite para os Jogos como país-sede. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 8 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 9 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia