Encurtada, 'Malhação' terá final com conversa sobre coronavírus

A trama adolescente terá final narrada por protagonistas e conversa sobre coronavírus

©  Divulgação 

Fama Novela 02/04/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A pandemia do novo coronavírus tem causado mudanças em todas as produções da TV e, na Globo, a dramaturgia foi uma das áreas mais afetadas. Pela impossibilidade de continuar com as gravações, autores, diretores e atores resolveram que era preciso criar estratégias para as tramas.

PUB

E para "Malhação: Toda Forma de Amar", o autor Emanuel Jacobina, o supervisor artístico Carlos Araújo, e o diretor artístico Adriano Melo, tiveram de fazer adaptações para antecipar em cerca de 15 capítulos o fim da novela. A história termina nesta sexta-feira (3).

No último episódio, os protagonistas Pedro Novaes (Filipe) e Alanis Guillen (Rita) vão narrar o desfecho das histórias de cada personagem da trama, além de abordarem questões de saúde pública na narrativa -tema presente neste momento de quarentena.

"Levei o assunto do coronavírus para dentro da história. Rita e Filipe andam pela cidade cenográfica completamente deserta e conversam abertamente sobre o efeito da pandemia com o público", diz Jacobina.

O autor conta como foi receber a notícia de que não haveria mais condições de gravar. "A Globo me pediu para sintetizar a história e eu fiz isso da melhor maneira possível no pouco tempo disponível. A direção da emissora estava coberta de razão de encerrar as gravações o quanto antes. Eu mesmo tive dificuldade de aceitar isso, mas compreendi que a vida de qualquer pessoa é mais importante do que qualquer história."

Para Jacobina, os finais adaptados, sem beijos e sem contato físico, serão condizentes e deixarão o público satisfeito. Apesar de ser encurtada nesta reta final, "Malhação: Toda Forma de Amar" encerra com bom índice de audiência, especialmente nessas duas últimas semanas quando a novela obteve seus melhores índices.

Dados do Kantar Ibope mostram que a trama marcou 21 pontos em São Paulo (cada ponto equivale a ceca de 75 mil domicílios) e 25 pontos no Rio de Janeiro, no qual cada ponto corresponde a 47,5 mil domicílios. A média geral é de 18 pontos em São Paulo e de 21 no Rio, índices que superam os números da temporada anterior "Malhação: Vidas Brasileiras" (2018-2019), terminou com 17 pontos.

"Felizmente correu tudo muito bem, nós tivemos sucesso de audiência e de crítica e eu pude experimentar uma abordagem mais adulta, ou melhor, uma abordagem sobre a vida de jovens mais velhos do que habitualmente faço em 'Malhação'. Acho que agradou bastante ao público", diz Jacobina.

FINAL ADAPTADO E VILÃO MILICIANO

Ser protagonista em uma novela é de extrema responsabilidade para os atores, pois a trama narrativa é desenvolvida em cima do personagem. Nesta temporada, Alanis Guillen (Rita) e Pedro Novaes (Filipe) foram o casal protagonisa de "Malhação" e coube à dupla encerrar a novela de uma forma diferente.

"Rita e Filipe se reencontram e conversam sobre os últimos acontecimentos, uma forma digníssima que o autor encontrou de contar a todos tudo o que não tivemos tempo de mostrar, por esse motivo [pandemia] que paralisou o mundo todo", explica Alanis.

A atriz diz que ambos os atores, estreantes em novelas, ficaram muito felizes pela confiança de Emanuel Jacobina em dar a eles a condução da narrativa final da novela. "Foi uma situação completamente atípica, ao mesmo tempo em que estávamos tristes com os fatos e todo esse cenário, foi muito importante finalizar essa história."

O final dos dois personagens, diz a atriz, será regado de esperanças de um futuro de calmaria e conquistas positivas. "A novela foi transformadora. Foi talvez o ano em que mais aprendi sobre desafios. Levo comigo a gratidão por tudo o que vivi."

Filho de Letícia Spiller com Marcello Novaes, Pedro Novaes diz que houve uma união ainda intensa com o restante do elenco por causa das mudanças pelo novo coronavírus. "Ficou lindo [final da história]. Vamos juntar nossas forças para transmitir o recado dos corações de todos. Todos gostariam de contar suas tramas, mas tudo isso nos uniu ainda mais. Vamos ter um reencontro quando tudo isso [pandemia do coronavírus] acabar. Toda a equipe ficou mais conectada."

"Serão desfechos com um ar de coisas boas. Tudo o que o público espera vai acontecer. Serão finais que aliviarão toda a angústia. Todos ficarão felizes", completa.

Nesta reta final, o público tem acompanhado o desfecho das tramas mais importantes, a começar com a do próprio casal de protagonistas, Filipe e Rita. A jovem, que passou boa parte da trama sequestrada, finalmente vai descobrir que Rui (Romulo Arantes Neto) é o grande vilão e mandante do crime.

"O culpado é alguém envolvido com a milícia, com o tráfico de drogas e com todo tipo de bandidagem", diz Jacobina, ao mencionar que, devido às restrições para as gravações finais, "vamos usar recursos como o som de sirene sendo ouvido por Rita de dentro de seu cativeiro." "Um thriller policial que nos levará ao cativeiro de Rita", completa.

Marco (Julio Machado) volta a viver com Carla (Mariana Santos) e os filhos. O major, que se infiltrou na bandidagem para apurar o sequestro de Rita, mosta que não é uma pessoa ruim e retornará à ativa, mas continuará às brigas com a esposa como de costume.

A guarda de Nina será compartilhada entre Rita, a mãe biológica, e Lígia (Paloma Duarte), a mãe adotiva. Anjinha (Caroline Dallarosa) e Cleber (Gabriel Santana), o casal mais adorado do público nas redes sociais, terminará junto e feliz após superarem a desconfiança dos pais de cada um.

TEMAS MAIS PRÓXIMOS AOS JOVENS

"Malhação: Toda Forma de Amar" abordou temas, como adoção, racismo, deficiência auditiva, violência urbana e homofobia que são cada vez mais debatidos pelo público jovem. E a personagem Jaqueline (Gabz) esteve envolvida em quase todas as causas defendidas na história.

"Foi uma grande responsabilidade assumir um papel como o da Jaqueline. Ela muda estruturas, defende muita coisa pelo que representa, como jovem negra e de periferia. Acredito que, com as atitudes e sua autoestima, ajudou muitas meninas na mesma situação a se amarem mais. Vi muita repercussão positiva sobre a Jaqueline nas ruas e nas redes sociais", diz a atriz.

Já a personagem Nanda (Gabriella Mustafá) trouxe à tona temas como a luta contra a síndrome do pânico. "Sinto que consegui chegar em muitas pessoas através dos dilemas da Nanda. Nos últimos capítulos, ela vem lutando para ser aceita como é, uma garota alegre e autêntica."

A personagem Meg (Giulia Bertolli) passou por uma gravidez precoce, foi renegada pelos pais e quase morreu em um acidente de ônibus com o bebê no ventre. "Torço para que Meg consiga se acertar com os pais e que tenha uma vida de harmonia. Que o amor seja o sentimento que permaneça em todo o núcleo."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico