MS pede cadastro de veterinários para ajudar no combate ao coronavírus

O Ministério da Saúde ressaltou ao CFMV, em comunicado oficial, "o caráter obrigatório do cadastramento dos profissionais e da participação na capacitação"

© DR

Brasil SAÚDE-GOVERNO 02/04/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde pediu ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) o cadastro de médicos-veterinários que possam ser recrutados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia. Segundo o Conselho, foram fornecidos os dados de 140 mil profissionais de todo o país.

PUB

O pedido é parte da ação "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde" para cadastrar profissionais da saúde que podem ser convocados enquanto o país estiver em estado de emergência de saúde pública.

Além dos veterinários, profissionais das áreas de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos de radiologia fazem parte da base de dados.

Os conselhos de cada profissão são responsáveis por enviar suas bases de dados e comunicar aos registrados que realizem o preenchimento do formulário.

Antes de serem convocados, os profissionais preencherão um formulário eletrônico, disponibilizado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (2). Os dados desses documentos serão cruzados com a base fornecida do CFMV para confirmar as informações.

Após essa fase de validação, eles passarão por uma capacitação obrigatória, com protocolos oficiais de enfrentamento à Covid-19 por meio de cursos à distância. A portaria com a regulamentação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2).

O Ministério da Saúde ressaltou ao CFMV, em comunicado oficial, "o caráter obrigatório do cadastramento dos profissionais e da participação na capacitação" e que "identificará e informará ao conselho o respectivo profissional da área da saúde que não concluir os cursos de capacitação."

O CFMV já havia criado um cadastro nacional de equipamentos veterinários que possam vir a ser usados no combate ao coronavírus. A base reúne informações sobre três equipamentos até agora: ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos e concentradores de oxigênio. O levantamento, que começou no último dia 20, tem cerca de 90 estabelecimentos e 200 equipamentos cadastrados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

mundo Bioparc Há 9 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

fama Luana Piovani Há 11 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

justica Santa Teresa Há 11 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Polícia Há 2 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 10 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

fama Hilary Duff Há 11 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 10 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

mundo Israel/Palestina Há 11 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja