PIB pode cair até 6,4% em 2020 por causa do coronavírus, prevê Itaú

O tamanho da retração, no entanto, dependerá da duração do isolamento social e da recuperação da atividade econômica no terceiro trimestre

© Reuters

Economia Preocupante 06/04/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Itaú projeta que a queda do PIB (Produto Interno Bruto) pode chegar a 6,4% em 2020. O tamanho da retração, no entanto, dependerá da duração do isolamento social e da recuperação da atividade econômica no terceiro trimestre.

PUB

O recuo de 6,4% considera o pior cenário-base, no qual a quarentena dura até 26 de maio e a recuperação do terceiro trimestre se limita a 25% de crescimento.Mesmo no melhor cenário-base do banco, no qual a quarentena dura até 14 de abril e o terceiro trimestre tem uma recuperação de 100%, a projeção do banco é uma queda de 0,5% no PIB de 2020.

Segundo o economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita, a expectativa é que a recessão deste ano seja mais intensa do que a observada em anos anteriores."O intervalo de projeções é muito amplo e isso mostra o momento de grande incerteza que vivemos", afirmou em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (6).

Veja também: Eduardo Bolsonaro diz que isolamento não dura até o fim de abril

De acordo com Mesquita, o distanciamento social tem dificultado a assertividade dos índices de atividade econômica e, portanto, o banco utiliza um indicador próprio de atividade diária, construído a partir de informações públicas e proprietárias para acompanhar o gasto no consumo de bens e serviço.

"Nosso indicador mostra um mergulho pronunciado a partir de meados de março e, agora, aponta uma atividade econômica 35% menor do que o observado antes da crise. Acreditamos que esse indicador pode apresentar uma nova queda até que comecemos a ter uma nova normalização, com relaxamento do isolamento social", disse o economista-chefe.

Para ele, ainda é difícil prever quando esse momento vai acontecer, uma vez que depende da evolução da própria doença e da ação das autoridades de saúde e de Estado.Para o primeiro semestre, também a depender da duração do isolamento social, o recuo do PIB pode variar de 7,5% no melhor cenário-base até uma queda de 13,5%, no pior cenário-base.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 16 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 15 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 19 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 14 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 16 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 18 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 16 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 18 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes