Chance de varejo acumular 2 anos de queda em vendas aumenta a cada mês

Diante da sexta queda consecutiva nas vendas em julho, a entidade revisou sua projeção para este ano de -2,4% para -2,9% e não descarta novo recuo no ano que vem

© DR

Economia CNC 16/09/15 POR Notícias Ao Minuto

As chances de o varejo acumular dois anos de retração, em 2015 e 2016, aumentam a cada mês, afirmou o economista Fabio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

PUB

Diante da sexta queda consecutiva nas vendas em julho, a entidade revisou sua projeção para este ano de -2,4% para -2,9% e não descarta novo recuo no ano que vem.

"Como não esperamos mudança muito drástica da conjuntura no ano que vem, principalmente no primeiro semestre, a chance de repetir um resultado ruim aumenta. Com o dólar sacramentado acima de R$ 3,50, não vejo condição de recuperação no curto prazo. Então, o comércio dificilmente vai escapar de uma queda em 2016", afirmou Bentes.

A entidade ainda não fechou uma estimativa para 2016 em porcentuais, mas a avaliação é de que o cenário de crédito caro, aumento do desemprego e queda na renda deve continuar atrapalhando a evolução do varejo. "O que faz a diferença mesmo é o ritmo de contratações, e neste ano devemos ter demissões líquidas de 1,1 milhão, considerando postos formais na indústria, nos serviços e no comércio", explicou Bentes.

Os dados de julho divulgados nesta quarta-feira, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trouxeram novidades ruins, como o Nordeste, antes resistente à crise no consumo, com queda de 3,8% nas vendas em julho ante julho de 2014, acima da média nacional no período (-3,5%). A pior região é o Centro-Oeste, com perda de 5,5%.

Diante das constantes revisões de estimativas, sempre mais pessimistas, o economista da CNC já vê possibilidade de que a queda em 2015 se iguale ou supere a retração de 3,7% nas vendas vista em 2003 (até hoje a maior queda na série da Pesquisa Mensal do Comércio, iniciada em 2000). "Não vejo chance de trajetória de recuperação. É só número ruim que vem pela frente", afirmou Bentes.

"A probabilidade maior é que não repita 2003, mas, se acontecer alguma coisa - e temos tido várias surpresas negativas neste ano -, corremos o risco de repetir 2003", reconheceu. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula