Bolsonaro: 'Se o pessoal me ajudasse um pouquinho, o Brasil ia embora'

Em referência ao uso da hidroxicloroquina

© Reuters

Política hidroxicloroquina 09/04/20 POR Estadao Conteudo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, 9, que existe uma "guerra ideológica" em torno da discussão sobre o uso da hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes com covid-19. Na quarta-feira, em pronunciamento em rede nacional, Bolsonaro reforçou seu posicionamento a favor do uso do medicamento, que ainda está em estudo.

PUB

"Isso é uma guerra ideológica em cima disso, guerra de poder. Se o pessoal me ajudasse um pouquinho, não me atrapalhasse - não estou me refiro a A, B ou C -, o Brasil ia embora", declarou o presidente para um grupo de apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

O presidente voltou a mencionar o médico cardiologista Roberto Kalil Filho, que admitiu ter usado a droga em seu tratamento contra o novo coronavírus. No pronunciamento de ontem, Bolsonaro já havia elogiado Kalil. Apesar de nos últimos dias ter defendido o medicamento como um tipo de "cura" para o novo coronavírus, o próprio presidente lembrou que a droga não tem eficácia comprovada.

"Tem médico que usa. Tá usando tem quase dois meses. A gente sabe que não está ainda comprovado cientificamente, mas...", disse sem completar a frase.

Veja também: Tribunal derruba decisão que bloqueava fundos partidário e eleitoral

Bolsonaro citou novamente a suposta administração de água de coco na veia de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial para justificar o uso da hidroxicloroquina em pacientes da covid-19.

"Eu contei uma história bacana da guerra no Pacífico. O soldado chegava sem sangue e não tinha transfusão, não tinha outro para doar. Então, o pessoal lá botou água de coco na veia e deu certo. Serviu como soro, imagina se fosse esperar uma comprovação científica, quantos não morreriam? Aqui a mesma coisa", disse.

Na mensagem à população nesta quarta-feira, Bolsonaro mencionou que o País deve receber até este sábado, 11, matéria-prima vinda da Índia para ser usada na produção da hidroxicloroquina. O material que chegará ao Brasil, segundo Bolsonaro, é fruto de uma "conversa direta" dele com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Hoje em suas redes sociais, o presidente agradeceu o primeiro-ministro indiano e destacou que ele fez "um gesto honroso que poderá ajudar a salvar a vida de muitos brasileiros, e do qual jamais esqueceremos".

Recomendação

A hidroxicloroquina já tem protocolo de uso aprovado pelo Ministério da Saúde para casos graves e moderados de covid-19. O ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, tem ressaltado, contudo, que se trata de uma substância que ainda não foi devidamente testada, com contraindicações e que deve ser ministrada apenas pelo médico em casos específicos.

Nesta semana, Mandetta afirmou que o ministério acompanha estudos clínicos sobre a eficácia de medicamentos contra o novo coronavírus, entre eles a cloroquina e a hidroxicloroquina. Os primeiros resultados científicos devem ser conhecidos a partir do próximo dia 20.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica São Paulo Há 18 Horas

Adolescente de SP que matou pais e irmã e diz que "faria tudo de novo"

fama Jojo Todynho Há 18 Horas

Jojo Todynho impressiona internautas ao mostrar as novas curvas

fama Faustão Há 18 Horas

Faustão faz 1ª aparição no aniversário do filho, após transplante de rim

mundo EUA Há 18 Horas

Garota de programa com HIV é presa após atender centenas de homens

mundo Espanha Há 17 Horas

Pai das crianças mortas pelo avô na Espanha é internado e sedado

mundo Suíça Há 17 Horas

Noiva emerge de cubo de gelo e surpreende convidados; veja as fotos

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Marlene Mattos responde acusações de Cátia Paganote, ex-Paquita da Xuxa

justica Kawara Há 18 Horas

Modelo e artista plástica; conheça Kawara presa por stalkear médico em MG

fama Nattan Há 19 Horas

Henrique e Juliano 'sequestram' cães de Nattan e causam alvoroço na web

esporte Ranking Há 17 Horas

Revista elege o Top 10: Melhores jogadores da história do futebol europeu