'Choques entre poderes não ajudam a democracia', diz FHC

Fernando Henrique disse ainda que cabe ao presidente nomear o diretor da Polícia Federal.

© DR

Política FHC 29/04/20 POR Estadao Conteudo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quarta-feira, 29, que os choques entre poderes não ajudam a democracia do País. A declaração foi dada após críticas do presidente Jair Bolsonaro à decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender o decreto de nomeação de Alexandre Ramagem.

PUB

Em sua conta oficial no Twitter, Fernando Henrique disse ainda que cabe ao presidente nomear o diretor da Polícia Federal. "Se o STF mantiver a decisão de afastar o nomeado, terá de definir pessoalidade e moralidade pública", afirmou. Segundo ele, é preciso ver os dados e argumentos antes de "aplaudir" ou "rechaçar" a decisão provisória.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Os choques entre poderes não ajudam a democracia. Acho que cabe ao Pr nomear o diretor da PF. Se o STF mantiver a decisão de afastar o nomeado terá de definir pessoalidade e moralidade pública. A ver os dados e argumentos antes de aplaudir ou rechaçar a decisão provisória.</p>&mdash; Fernando Henrique Cardoso (@FHC) <a href="https://twitter.com/FHC/status/1255638236275277825?ref_src=twsrc%5Etfw">April 29, 2020</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Nesta quarta-feira, 29, Alexandre de Moraes suspendeu o decreto de nomeação do ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, para a direção-geral da Polícia Federal. A decisão liminar atendeu ao pedido apresentado pelo PDT após o governo baixar decreto confirmando a indicação. Depois da decisão, o mandatário publicou decreto anulando a nomeação do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Sem citar Moraes, Bolsonaro disse mais cedo que não desistiu do sonho de ter delegado Ramagem à frente da corporação no futuro. "O senhor Ramagem, que tomaria posse, foi impedido por uma decisão monocrática. Gostaria de honrá-lo hoje dando posse como diretor-geral da PF. Tenho certeza que esse sonho brevemente se concretizará para o bem da nossa PF e do nosso Brasil."

Após a Advocacia-Geral da União (AGU) ter informado que não irá recorrer da liminar que suspendeu a nomeação de Ramagem, o presidente desautorizou o órgão e disse que o governo vai tentar reverter a decisão. "Quem manda sou eu", afirmou a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Vídeo Há 19 Horas

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

fama WHINDERSSON-NUNES Há 19 Horas

Whindersson Nunes e Felipe Neto trocam acusações na web

politica Alagoas Há 19 Horas

'Fica difícil viajar para inaugurar coisa', diz Lula após plateia vaiar Lira

mundo Insólito Há 21 Horas

Mulher "descansa" em compartimento de bagagem de voo: imagem viraliza

fama TV-GLOBO Há 14 Horas

Repórter da Globo é hostilizado ao vivo

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Restaurante flutuante de Porto Mauá é encontrado a 30 Km, no rio Uruguai

lifestyle Signos Há 21 Horas

Três signos que poderão se gabar de ter muita sorte no amor em maio

esporte FUTEBOL-CASEMIRO Há 14 Horas

Casemiro ficou surpreso e chateado com ausência em lista para Copa América

fama JOJO-TODYNHO Há 17 Horas

Jojo Todynho se revolta com ações do governo no Rio Grande do Sul e é criticada

economia FERNANDO-HADDAD Há 22 Horas

Dados de Haddad são cadastrados de forma irregular em site de apostas, e PF é acionada