Trump diz que ação contra coronavírus terá foco na reabertura do país

Apesar de as taxas de novas infecções e mortes ter caído em Nova York, ela continua a crescer em grande parte do país

© Reuters

Mundo EUA 06/05/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (5) que a força-tarefa criada pela Casa Branca para combater o novo coronavírus no país passará a ter foco na reabertura do país, em vacinas e terapias.

PUB

Trump elogiou ações do grupo, como o apoio para o aumento da produção de respiradores artificiais e da realização de testes. "Por causa de seu sucesso, a Força-Tarefa continuará por tempo indeterminado com foco em SEGURANÇA E EM ABRIR NOSSO PAÍS DE NOVO. Poderemos adicionar ou retirar pessoas dela, conforme for apropriado. A Força-Tarefa também será muito focada em vacinas e terapias. Obrigado!", escreveu o presidente.

O anúncio, feito em uma rede social, confirma a informação antecipada pelo The New York Times na terça (5), de que a força-tarefa passaria por mudanças e poderia perder poderes.O grupo é chefiado pelo vice-presidente americano, Mike Pence, e conta com especialistas em saúde e logística.

De acordo com o jornal, funcionários de alto escalão envolvidos na força-tarefa foram avisados por uma das conselheiras de Pence, Olivia Troye, de que a equipe poderá ser gradualmente dissolvida.

Segundo autoridades ouvidas pelo jornal, o encerramento da equipe talvez nunca seja oficialmente anunciado, já que a decisão poderia insuflar críticas sobre a eficácia das políticas dos EUA contra o novo coronavírus.

Porém, ainda segundo o The New York Times, um grupo liderado por Jared Kushner, genro do presidente Donald Trump, tem funcionado como uma força-tarefa paralela à oficial, e é provável que esse grupo continue trabalhando.

O jornal disse que, entre outras questões, Kushner tem discutido um novo papel para que alguém supervisione o desenvolvimento de tratamentos terapêuticos.

Embora as recomendações da força-tarefa oficial tenham sido deixadas de lado por Trump em diversas ocasiões, o grupo foi como o mais próximo que a Casa Branca teve de uma resposta centralizada à pandemia.

Apesar de as taxas de novas infecções e mortes ter caído em Nova York, ela continua a crescer em grande parte do país. Diversas projeções sugerem que as mortes permanecerão em níveis elevados nos próximos meses, podendo até aumentar com o relaxamento da quarentena nos estados americanos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 13 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 13 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 13 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 13 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

brasil Brasil Há 2 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama Rio de Janeiro Há 12 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento