Venezuelanos realizaram 716 protestos em abril, apesar da quarentena

A Venezuela tem 379 casos confirmados de covid-19, 10 mortes associadas à doença e, pelo menos, 176 pessoas recuperadas.

© DR

Mundo Venezuela 07/05/20 POR Notícias ao Minuto

O Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais (OVCS) registrou 716 protestos durante o mês de abril, por diferentes motivos, apesar de desde 16 de março a Venezuela estar em quarentena social preventiva de covid-19. Os protestos foram principalmente contra o acesso e alto preço dos alimentos, contra a escassez de gasolina a nível nacional, falhas nos serviços públicos e para exigir o respeito de direitos e liberdades.

PUB

Segundo o relatório divulgado pelo OVCS, tal "como aconteceu em março deste ano, apesar das medidas de quarentena para minimizar a propagação do coronavírus e do restritivo estado de alarme decretado (a 13 de março) os venezuelanos saíram às ruas para exigir que sejam garantidos os direitos humanos".

"Dos 176 protestos registrados, 620 foram por direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Durante a monitorização houve um aumento nas reivindicações por comida e gasolina. Continuaram as reclamações contra o colapso de serviços básicos como a água potável, o gás doméstico e a eletricidade", explica.

Por outro lado, 13% dos protestos foram para exigir direitos civis e políticos, principalmente de grupos opositores, mas também de simpatizantes do regime, assim como de detidos e seus familiares.

Táchira (125), Mérida (115), Miranda (72), Falcón (50), Anzoátegui (46), Nova Esparta (36), Lara (30) e Caracas (28) foram os Estados com mais protestos.

"Intensifica-se o autoritarismo, os mecanismos de controle social e a restrição de direitos no quadro de respostas institucionais à pandemia de covid-19. Expandem-se as medidas e controles da mobilização popular", salienta o relatório.

Segundo o OVCS, "aumentou a escassez de alimentos e de produtos de higiene pessoal" e ressurgiram "os saques ou tentativas de saques" no país.

Também "as detenções, intimidações e ameaças contra os jornalistas, defensores dos direitos humanos e trabalhadores do setor da saúde, por informar sobre a situação da covid-19", assim como as "restrições informativas através dos meios de comunicação, das redes sociais e dos serviços de mensagens como o WhatsApp".

"A maior escassez e controle na distribuição de gasolina a nível nacional, motivou protestos e longas filas, e fez aparecer o mercado negro para a comercialização do combustível que é pago em moeda estrangeira", sublinha.

O relatório diz que houve protestos dos sindicatos da saúde, educação, aposentados e pensionistas, contra o pouco aumento salarial mais recente.

Por outro lado, os doentes e seus parentes e médicos mantêm as exigências exigindo infraestruturas, materiais e suprimentos hospitalares adequados e biossegurança para lidar com a pandemia.

O descontentamento dos habitantes dos Estados fronteiriços pela instalação de pontos de assistência e isolamento preventivo da covid-19 dos venezuelanos que regressam por terra dos países vizinhos, motivou protestos nas zonas fronteiriças.

A Venezuela tem 379 casos confirmados de covid-19, 10 mortes associadas à doença e, pelo menos, 176 pessoas recuperadas.

O país está desde 13 de março em estado de alerta, o que permite ao executivo decretar "decisões drásticas" para combater a pandemia. O estado de alerta foi decretado por 30 dias e prolongado por igual período.

Desde 16 de março que os venezuelanos estão em quarentena e impedidos de circular livremente entre os vários Estados do país.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 263 mil mortos e infectou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 22 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 19 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fama Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

fama BELO-CANTOR Há 1 Hora

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

fama MADONNA-CANTORA Há 22 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama Relacionamentos Há 19 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 22 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

brasil RS Há 18 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

brasil SAÚDE-TRANSPLANTE Há 22 Horas

USP se prepara para fazer transplantes de órgãos de porcos para humanos