PF é acionada para investigar clonagem de cartões de programa da Capes

A Polícia Federal foi acionada para investigar a clonagem de cartões utilizados por pró-reitores e coordenadores de projetos de pós-graduação

© Divulgação / Polícia Federal

Justiça Irregularidades 13/05/20 POR Notícias Ao Minuto

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), acionou a Polícia Federal para investigar a clonagem de cartões utilizados por pró-reitores e coordenadores de projetos de pós-graduação. As irregularidades podem somar R$ 1,8 milhão em recursos que seriam utilizados na pesquisa científica no país. 

PUB

Segundo a Capes, os valores já estão sendo estornados pela bandeira dos cartões, sem prejuízo aos pesquisadores. Ao todo, 188 cartões de coordenadores que participam do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) podem ter sido clonados para a realização de saques indevidos.

Desde 2018, a Capes oferece 700 cartões para o programa. As clonagens teriam ocorrido principalmente em ações de compra pela internet em sites fora do país. O cartão é usado no custeio de material de laboratório e de missões de trabalho relacionados à pesquisa científica desenvolvida pelos pesquisadores da Capes.

O uso do cartão é pessoal e intransferível. Como são utilizados apenas por pró-reitores e coordenadores de projetos, todos os beneficiários estão no Brasil. Para aquisição de materiais no Brasil, só é possível usar a função de débito ou sacar os recursos. Caso haja a necessidade de aquisição de insumos no exterior, é possível comprar em qualquer moeda.

A Capes e o Banco do Brasil, operador do cartão, determinaram o bloqueio imediato da funcionalidade "uso no exterior" em todos os cartões. A providência deve vigorar até que sejam implementados novos procedimentos de segurança, a depender da bandeira do cartão e da investigação da Polícia Federal.

O programa é voltado ao estímulo da formação de redes de pesquisas internacionais como forma de melhorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação. Os projetos do PrInt têm duração de até quatro anos. São financiáveis pelo programa: auxílio para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no exterior e bolsas no país.

 Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 20 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica Pridão Há 2 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

fama CANTORA-RIHANNA Há 23 Horas

Rihanna é criticada após segurar filho mais velho de ponta-cabeça durante festa de aniversário

mundo REINO UNIDO-EDUCAÇÃO Há 21 Horas

Reino Unido cria limite de idade para educação sexual nas escolas

mundo Coreia do Norte Há 4 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Vídeo Há 1 Hora

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo EUA-CÂMARA Há 22 Horas

Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel

brasil Vírus Há 1 Hora

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

politica Justiça Há 18 Horas

STF forma maioria para negar habeas corpus a Bolsonaro

brasil Educação Há 20 Horas

Taxa de alfabetização no Brasil chega a 93%, revela IBGE