SP considera oito setores prioritários da economia para reabertura

A seleção foi feita com base em um levantamento feito pela Fipe que determinou o impacto causado pela pandemia no PIB de 67 setores

© Shutterstock

Economia Mercado 13/05/20 POR Folhapress com BRUNA NARCIZO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo de São Paulo selecionou oito setores da economia que serão considerados prioritários na flexibilização do isolamento imposto para conter o avanço do novo coronavírus no estado. A seleção foi feita com base em um levantamento feito pela Fipe que determinou o impacto causado pela pandemia no PIB de 67 setores.

PUB

Para chegar aos oito prioritários, a equipe do Conselho Econômico do Estado de São Paulo, criado pelo governo em razão do coronavírus, levou em conta o impacto sofrido e o potencial de geração de emprego. São eles: bares e restaurantes, beleza, academias, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios em geral e atividades imobiliárias. Ainda não há, no entanto, protocolos definidos para cada setor.

Veja também: Governo estima perda de R$ 20 bi no PIB para cada semana de isolamento

Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, existem várias frentes sendo montadas para garantir a flexibilização de maneira mais segura priorizando os setores escolhidos.Um dos únicos consensos entre membros do governo é que a flexibilização será pautada de acordo com os índices registrados pela área de saúde.

Entre outras fatores em análise, uma linha defende que a reabertura só aconteça após o registro de 14 dias seguidos de queda nos casos e 60% de ocupação das UTIs.Para que os estudos sejam mais assertivos, é necessário que seja feita testagem em massa na população do estado.Especialista ouvidos pelo governo afirmam que, sem a base de casos suspeitos, não é possível antecipar a curva de contaminação com precisão e, consequentemente, hipóteses para saber o que está acontecendo.Segundo um estudo a que a reportagem teve acesso, o Brasil atingiu em maio a marca de 1,6 teste por mil habitantes.

Na Itália, o índice é de 34,9 testes por mil habitantes. O país europeu faz dez testes para cada caso confirmado.Nos EUA, são 19,8 por 1.000, o que corresponde a seis testes para cada caso confirmado. Na Coreia do Sul são 58 para cada caso, com 12,3 testes por mil habitantes. O estudo mostra que o Brasil levaria 1.394 dias para atingir a marca da Itália fazendo 5.000 testes por dia. São 762 dias para os EUA e 448 para a Coreia do Sul.

O gargalo para ganhar escala na testagem, mostra o estudo, parece ser a capacidade de processar testes do tipo PCR, padrão adotado pelo Ministério da Saúde nos estados e municípios.Para enfrentar esse gargalo, o governo tem tentado firmar parcerias com o setor privado para que as empresas promovam a testagem em massa nos funcionários e repassem os dados para o poder público.

Com a adesão das empresas, que seria facultativa, a capacidade de testagem seria amplificada, já que elas têm mais agilidade para comprar e distribuir os testes.

A CBDL (Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial), que reúne fabricantes e importadores de testes e reagentes para diagnóstico, diz que empresas brasileiras já encomendaram 30 milhões de testes, que devem chegar ao país entre maio e junho.

Veja também: Receita paga restituição do IR 2020 neste mês

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Bioparc Há 37 mins

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 23 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

fama Cláudia Raia Há 19 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

mundo Miss Há 22 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

fama CHUVA-RS Há 21 Horas

Cintia Dicker se emociona com viagem de Pedro Scooby para Rio Grande do Sul

justica Minas Gerais Há 21 Horas

Enteada denuncia padrasto em carta e homem é preso em Patos de Minas

lifestyle Rio Grande do Sul Há 1 Hora

Saiba como prevenir doenças como a leptospirose, após chuvas no RS

fama Pamela Anderson Há 20 Horas

Pamela Anderson 'quebra movimento' e aparece com maquiagem