Afeganistão ultrapassa os 5.000 casos confirmados

O principal desafio é convencer as pessoas dos perigos do novo coronavírus, já que muitas não respeitam as distâncias de segurança.

© DR

Mundo Coronavírus 13/05/20 POR Notícias ao Minuto

Mais de cinco mil casos da pandemia de covid-19 foram registados no Afeganistão, anunciou hoje o Ministério da Saúde, sendo que a capital, Cabul, é o epicentro da doença. "Estamos trabalhando muito para aumentar a nossa capacidade de triagem", afirmou o vice-ministro da Saúde, Waheed Majroh, à agência France-Presse, enquanto muitos acreditam que os números oficiais de 5.226 casos e 132 mortes ocultam uma realidade diferente, para pior.

PUB

O principal desafio, segundo Majroh, é convencer as pessoas dos perigos do novo coronavírus, já que "muitas não respeitam as distâncias de segurança".

O Afeganistão, em guerra há 40 anos, está muito mal equipado para lidar com a pandemia, que o Governo afegão tenta limitar com medidas de contenção que, no entanto, são muito pouco respeitadas, particularmente devido à pobreza extrema que atinge a maioria da população.

Poucos afegãos podem se dar ao luxo de sobreviver sem ir para o trabalho e optam por arriscar a infecção em vez de morrer de fome, apesar das autoridades de saúde dizerem que as medidas de contenção atrasaram a propagação do vírus.

Na semana passada, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou que respeitar as distâncias de segurança era "impossível" num país onde, para uma família comum, vivem sete pessoas em quartos pequenos e com pouca ventilação.

O aumento contínuo do número de casos confirmados sugere que o Afeganistão pode ser um dos países com o nível mais alto de infecção no mundo, acrescentou a OIM.

Segundo as autoridades de saúde do país, foram realizados 18.724 testes, num total de 35 milhões de habitantes.

Segundo vários observadores, o vírus chegou ao Afeganistão através da província de Herat, a oeste, quando dezenas de milhares de migrantes afegãos regressaram do Irã, um país fronteiriço e entre os mais afetados pela pandemia.

Segundo dados oficiais, 935 casos da covid-19 foram detectados em Herat, 1.368 na província de Cabul e 579 na de Kandahar, no sul, um antigo bastião dos talibã.

No mês passado, dezenas de trabalhadores do palácio presidencial e o ministro da Saúde testaram positivo, mas o presidente Ashraf Gani não.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 292 mil mortos e infectou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 12 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 11 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo