Pesquisadores detectam ritmo nas 'pulsações' de estrelas

Um ponto de partida para futuras pesquisas sobre estes astros

© DR

Tech Espaço 14/05/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

Um novo estudo publicado na revista Nature indica que um grupo de pesquisadores foi capaz de detectar um ritmo na ‘pulsação’ em dezenas de estrelas Delta Scuti, as quais apresentam dimensões duas vezes maiores que a do Sol.

PUB

O estudo é de autoria de um grupo de investigadores da Universidade de Sidney, que fez uso do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para detectar alterações no brilho das estrelas. Foi graças a esta ferramenta e um algoritmo que os pesquisadores conseguiram analisar as oscilações no brilho de uma amostra de 92 mil estrelas, revelando padrões semelhantes em mil estrelas. Eventualmente, este número foi reduzido para uma lista de 57 estrelas com ritmos que conseguiram ser padronizados, as quais estão a uma distância da Terra entre os 60 e os 1,400 anos-luz.

“Anteriormente encontramos notas muito desorganizadas para compreender bem estas estrelas pulsantes. Era uma confusão, como ouvir um gato andando num piano”, apontou um dos astrônomos da Universidade de Sidney, Tim Bedding.

“Estamos agora numa posição para começar a analisar estas estrelas e usá-las como pontos de partida para nos ajudar a interpretar grandes números de outras estrelas no grupo que apresentam um espectro de pulsações mais complicados”, finalizou

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech ESA 27/04/24

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

Tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

Tech Espaço Há 14 Horas

China quer levar astronautas à Lua até ao final desta década