Colômbia é o país mais transparente na pandemia, Nicarágua o pior

No fundo da lista, entre os Estados menos transparentes, estão El Salvador, Uruguai, Bolívia e Nicarágua.

© .

Mundo Covid-19 15/05/20 POR Notícias ao Minuto

A Colômbia e o México são os países da América Latina mais transparentes na resposta à pandemia de covid-19, enquanto a Bolívia e a Nicarágua oferecem o mínimo de informações, segundo um estudo da organização chilena Cidadania Inteligente divulgado hoje. A análise, baseada em dados de 20 países publicados entre 12 e 13 de maio, coloca a Colômbia, o México, o Chile e o Peru nas primeiras posições em relação à "informação básica" acessível para a população.

PUB

Essa categoria leva em consideração a qualidade e o pormenor dos testes covid-19, das pessoas infectadas, falecidas e recuperadas, bem como a infraestrutura do país: ventiladores, camas hospitalares ou capacidade laboratorial.

No fundo da lista, entre os Estados menos transparentes, estão El Salvador, Uruguai, Bolívia e Nicarágua países que não chegam a alcançar 20% da classificação total.

"É um grupo que precisa avançar com urgência nas suas estatísticas gerais, as mais básicas. O caso da Nicarágua é especialmente preocupante, porque não fornece dados, o que agrava a sua fraqueza institucional e a desconfiança em relação ao governo", disse o coordenador do projeto, Auska Ovando, à agência Efe.

O estudo avalia ainda informações individuais sobre o estado clínico dos pacientes, como a taxa de tabagismo, obesidade ou a data em que a infecção ocorreu, algo que só se verifica em três países da região - México, Colômbia e Paraguai.

"Não se pode fazer uma boa análise das políticas públicas se esses microdados não forem divulgados, o que permite que a tomada de decisões seja aberta à comunidade científica e à sociedade civil", insistiu Ovando.

Para o pesquisador da organização não-governamental Cidadania Inteligente, os governos latino-americanos não publicam informações suficientes em tempos de pandemia: "Vemos que muito poucos países excedem 50% no nosso índice. Não há nenhum que se aproxime de 100% e apenas dois (Colômbia e México) chegam aos 80%".

A Organização Mundial da Saúde confirmou na quarta-feira passada que o novo foco da pandemia global está nas Américas, que ultrapassou a Europa no número de infecções.

Nesse contexto, a América Latina prepara-se para enfrentar a maior recessão econômica de sua história, devido a uma pandemia que causou cerca de 25.000 mortes, entre mais de 430.000 pessoas infectadas na região.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infectou mais de 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Espanha 30/04/24

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

Mundo Ucrânia Há 22 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

Mundo Reino Unido 30/04/24

Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres

Mundo Reino Unido Há 21 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

Mundo Colômbia Há 22 Horas

Nove soldados morrem em queda de helicóptero militar na Colômbia

Mundo Indonésia 30/04/24

Monte Ruang na Indonésia entra em erupção; veja as imagens

Mundo Peru Há 17 Horas

Acidente de ônibus no Peru deixa ao menos 25 mortos e 13 feridos

Mundo EUA Há 13 Horas

EUA devem reclassificar maconha como droga menos perigosa, diz agência

Mundo Argentina Há 13 Horas

Deputados da Argentina aprovam Lei Ônibus, em vitória para Javier Milei

Mundo Argentina Há 13 Horas

Deputados da Argentina aprovam Lei Ônibus, em vitória para Javier Milei