Líderes políticos nem fingem estar no comando nos EUA, diz Barack Obama

Foi um dos poucos discursos públicos de Obama a uma audiência nacional durante a pandemia

© Getty

Mundo EUA 18/05/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente americano, Barack Obama, fez críticas a lideranças americanas pela gestão da crise da Covid-19 e o aprofundamento das desigualdades no país neste sábado (16), em uma cerimônia virtual de entrega de diplomas a estudantes universitários.

PUB

"A pandemia acabou com a ideia de que os políticos no comando sabem o que estão fazendo", disse Obama no evento virtual. "Muitos deles não estão nem mesmo fingindo que estão no comando", acrescentou o ex-presidente.

Veja também: Irã promete retaliação se EUA impedir envio de petróleo para Venezuela

A fala de Obama combinou conselhos para estudantes que estão saindo da universidade com críticas ao tratamento da crise de saúde que matou mais de 87 mil americanos e causou grande impacto na economia do país.

Foi um dos poucos discursos públicos de Obama a uma audiência nacional durante a pandemia, em que o ex-presidente afirmou que um vazio de liderança havia criado um espaço para os recém-formados: "Se o mundo for se tornar um lugar melhor, isso vai depender de vocês", disse.

Desde que deixou o cargo há três anos, Obama evita fazer críticas ao presidente americano Donald Trump. Mas suas declarações à resposta dada à crise da Covid-19 podem inflamar ainda mais as tensões entre os dois ocupantes mais recentes da Casa Branca.

Obama chamou a resposta do atual governo americano à pandemia de "anêmica e irregular" em uma ligação privada na semana passada com milhares de apoiadores que trabalharam para ele.Durante o evento virtural, o ex-presidente reforçou que a crise sanitária revela as desigualdades que a população negra sofre no país. "Uma doença como esta joga luz nas desigualdades subjacentes e o fardo que as comunidades negras suportam historicamente neste país", acrescentou.

O discurso foi feito em um momento em que as normas de distanciamento social frustraram muitas cerimônias de formatura.Nesse cenário, líderes e celebridades começaram a realizar discursos para estudantes que estão se formando em um momento moldado por incertezas e instabilidade econômica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)