Suplementos nutricionais realmente cumprem o que prometem?

Em 2013, consumidores de uma pílula de emagrecimento desenvolveram hepatite aguda

© DR

Lifestyle Vitaminas 07/10/15 POR Notícias ao Minuto

Cerca de 50% dos adultos americanos ingerem suplementos nutricionais regularmente, segundo reportagem da Economist. Escolhidos para objetivos específicos, tais como coração, articulações e intestinos, os compradores acreditam que os suplementos os tornarão mais saudáveis. E, com isso, sustentam uma indústria muito rentável.

PUB

Ainda segundo a publicação, a indústria de suplementos atingiu a marca de US$ 25 bilhões, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor. Os americanos, contudo, não são os únicos a gastar dinheiro com suplementos. Em todo o mundo, a indústria atingiu US$ 90 bilhões em 2014. A pergunta que fica é: suplementos realmente melhoram a saúde?

Controversos, os suplementos prometem muitos benefícios. O orgão regulador de medicamentos e comida dos EUA, Food and Drug Administration (FDA) não resenha a eficácia e segurança dos suplementos antes de eles chegarem ao mercado. Existem normas de fabricação para os fabricantes de suplementos, mas não os fornecedores de ingredientes; não há limite para a quantidade de um nutriente que pode estar em um comprimido, nem sobre as combinações de ingredientes que podem conter.

As empresas, por sua vez, têm ampla liberdade para comercializar os benefícios de suas pílulas: eles não podem reivindicar para tratar ou prevenir uma doença, mas podem usar frases como "melhora a saúde do coração" e "apoia os ossos saudáveis". E as empresas não precisam dar ao FDA provas de suas publicidades.

Existem alguns suplementos que são importantes e altamente recomendáveis, como o ácido fólico, par agrávidas, e a vitamina B12, para idosos. Em 2013, consumidores de uma pílula de emagrecimento desenvolveram hepatite aguda - um morreu e ao menos três tiveram que fazer transplante de fígado. No mesmo ano, um trio de estudos reportou que as multivitaminas não apontaram nenhum efeito claro em doenças do coração, câncer, declínio cognitivo ou morte. As evidências para a maior parte dos suplementos é, no mínimo, dúbia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 10 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 9 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 9 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 11 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 10 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 10 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Paraíba Há 8 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

justica Violência Há 1 Hora

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

lifestyle Saúde Há 10 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 10 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina