Marco Aurélio cobra "banho" de ética para homens públicos

Empossado na manhã desta quarta-feira presidente do Instituto UniCeub de Cidadania, o ministro destacou a importância do efeito do comparecimento às urnas nos dias de eleições. Segundo ele, é o momento em que o cidadão pode fazer muito pelo Brasil

© José Cruz/Agência Brasil

Política Cidadania 07/10/15 POR Notícias ao Minuto

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal afirmou hoje (7) que falta ao Brasil "um banho de ética para homens públicos e também para os cidadãos". Empossado na manhã desta quarta-feira presidente do Instituto UniCeub de Cidadania (IUC), o ministro destacou a importância do efeito do comparecimento às urnas nos dias de eleições. Segundo ele, é o momento em que o cidadão pode fazer muito pelo Brasil.

PUB

De acordo com Marco Aurélio, o instituto tem importante papel na conscientização e formação de cidadãos reflexivos. “Vamos buscar a abordagem de temas que interessem à sociedade. Teremos seminários com temas desafiadores e participação de técnicos da área. No Brasil de hoje, estamos precisando de ação e, acima de tudo, de ética.”

Diretor-executivo do IUC, Athayde Fontoura acrescentou que a soma de esforços para contribuir com o avanço da sociedade é um dos principais enfoques do instituto, que tem por objetivo servir à sociedade por meio de projetos e ações pontuais que difundam princípios éticos e cidadãos. Para Fontoura, a proposta do instituto é consolidar ainda mais a democracia brasileira.

Compõem o Conselho Consultivo do IUC o navegador Amyr Klink, a atriz Adriana Nunes,  senadora Ana Amélia (PP-RS), o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, a jornalista e escritora Dad Squarisi e o historiador Marco Antônio Villa. O Conselho Acadêmico é formado pelo jornalista Eugênio Bucci, filósofo Danilo Marcondes, constitucionalista Eduardo Mendonça, advogado Daniel Sarmento, a pesquisadora Débora Diniz e a procuradora-adjunta do Distrito Federal Tatiana Muniz.

O Núcleo Executivo da entidade é composto, além do ministro Marco Aurélio e de Athayde Fontoura, pelo professor Edevaldo Alves da Silva (chanceler), pela jornalista Kátia Cubel (diretora de Relações Instituticionais) e a procuradora do Distrito Federal Cristiana De Santis Mello (secretária-geral).

O primeiro evento acadêmico ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, no Uniceub, em Brasília. Será um seminário com enfoque médico e jurídico sobre “A Dignidade da Morte”. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 23 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

mundo Vulcão Há 20 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

fama Kim Kardashian Há 21 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Viral Há 23 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

mundo Austrália Há 23 Horas

Piloto pousa avião sem trem de pouso em Newcastle, na Austrália; veja

politica Eleições Há 22 Horas

Eleições 2026: Lula tem 47%, Bolsonaro 39%, Michelle 33% e Haddad 32%, aponta Genial/Quaest

economia DESENROLA-BRASIL Há 21 Horas

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

esporte Palmeiras Há 23 Horas

Abel reclama de não jogar no Allianz e clube não aprova paralisação do Brasileirão

justica Violência Há 22 Horas

Ex-namorado mata pai e filha a tiros em Miracatu, interior de São Paulo