Mansueto: ninguém sabe bem como será a saída do distanciamento social

Ele ressaltou, porém, que a rede de assistência social do Brasil permite ao País atravessar a crise "sem grandes perdas ou riscos sociais".

© Reuters

Economia distanciamento social 19/05/20 POR Estadao Conteudo

A volta à normalidade após o período de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus ainda é incerta, disse nesta terça-feira, 19, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. Ele ressaltou, porém, que a rede de assistência social do Brasil permite ao País atravessar a crise "sem grandes perdas ou riscos sociais".

PUB

Em videoconferência promovida pela Câmara de Comércio França-Brasil, Mansueto disse que "ninguém sabe bem como será processo de saída do distanciamento social".

No entanto, ele afirma que a crise de 2015 e 2016, quando o PIB caiu por dois anos seguidos pela primeira vez desde os anos 1930, mostrou que o País se tornou resiliente a crises.

"Nossa rede de assistência social nos permite atravessar crise sem grandes perdas ou riscos", disse o secretário, lembrando que o gasto com Previdência e Assistência no Brasil é equiparado ao de países riscos. "Em 2015 e 2016, não vimos pessoas saqueando supermercado, passando fome. O Brasil do século 21 é muito diferente do país do fim do século 20", destacou.

O secretário lembrou, no entanto, que o custo das políticas adotadas pelo País no pós-crise 2008 foi "muito alto", num alerta para o risco de tornar programas temporários em permanentes.

Mansueto reconheceu ainda que, após a crise provocada pela pandemia, será necessário melhorar a qualidade de educação e gastar mais com saúde. Ele lembrou que países com sistema de saúde de qualidade têm uma parcela maior do gasto em saúde vindo do setor público. "No Brasil, maior parte do gasto com saúde é privado", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 11 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 9 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 12 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 8 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 11 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 3 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

lifestyle Signos Há 8 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama DEBORAH-EVELYN Há 8 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Redes Sociais Há 10 Horas

Adriano Imperador nega caso com Gracyanne e Belo