Covid-19: Recuperados podem sofrer de delírio e stress pós-traumático

Estas são as conclusões perturbadoras de uma nova pesquisa realizada pela University College London.

© DR

Lifestyle Covid-19 20/05/20 POR Notícias Ao Minuto

Aproximadamente um em cada quatro pacientes hospitalizados com Covid-19 pode desenvolver delírio - uma mudança abrupta no funcionamento do cérebro que perturba e confunde o estado mental e emocional - durante o combate à doença. A acrescentar, o stress pós-traumático é um potencial risco à saúde a longo prazo de pacientes recuperados. Estes são os resultados de uma nova pesquisa realizada pela University College London e divulgada pela Study Finds. 

PUB

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram estudos anteriores realizados em pacientes com coronavírus (SARS, MERS e quaisquer dados disponíveis da Covid-19). Pacientes recuperados do SARS e MERS relataram stress pós-traumático, ansiedade, depressão e fadiga crônica. Portanto, os autores afirmam que existe um risco de os mesmos problemas surgirem em pacientes com Covid-19.

“A maioria das pessoas com Covid-19 não desenvolverá nenhum problema de saúde mental, mesmo entre aqueles com casos graves que requerem hospitalização, mas dado o grande número de pessoas que ficam doentes, o impacto global na saúde mental pode ser considerável”, comenta o co-autor Jonathan Rogers. 

No total, 65 estudos e sete pré-impressões foram incluídos nesta pesquisa, abrangendo mais de 3.500 pacientes com coronavírus (SARS, MERS, Covid-19). Entre os pacientes hospitalizados investigados, alguns foram acompanhados por períodos de até 12 anos após a recuperação.

Com base num período de acompanhamento de quase três anos, quase um em cada três pacientes recuperados desenvolveu sintomas de stress pós-traumático. Além disso, 15% dos pacientes com SARS ou MERS relataram sintomas de depressão aproximadamente um ano após a recuperação e mais de 15% tiveram vários outros problemas (fadiga constante, mudanças de humor, distúrbios do sono, problemas de memória).

Muitos pacientes com SARS e MERS hospitalizados também apresentaram sintomas de delírio (confusão, agitação, consciência alterada). Os primeiros dados da Covid-19 sugerem que o delírio também é comum entre os pacientes atuais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Ilha 01/05/24

Conheça a misteriosa ilha que mais parece um destino alienígena

Lifestyle Viagens 01/05/24

Dicas de especialistas: como escolher o melhor lugar no avião

Lifestyle Espectro autista 01/05/24

Agressivos? As maiores mentiras (e verdades) sobre o Autismo

Lifestyle Alerta Há 20 Horas

Hipertensão arterial atinge cerca de 35% da população adulta no Brasil

Lifestyle Higiene 02/05/24

Saiba como limpar corretamente a tábua de corte e evite bactérias

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER Há 16 Horas

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Saúde 02/05/24

Sintoma de indigestão que pode ser semelhante a um ataque cardíaco

Lifestyle Pudim 02/05/24

Aprenda a fazer um delicioso pudim de leite condensado

Lifestyle Covid-19 02/05/24

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid

Lifestyle Covid-19 02/05/24

Sequela pulmonar pode progredir 2 anos após covid