Prefeitura de Belo Horizonte define critérios para a reabertura

A prefeitura ainda não divulgou quais empresas e de quais setores voltarão e em que medida, mas está decidido que a volta ocorrerá por ondas.

© Reuters

Brasil reabertura 21/05/20 POR Estadao Conteudo

A prefeitura de Belo Horizonte definiu os critérios que vai adotar para a retomada da atividade econômica da cidade, o que pode ocorrer a partir da próxima segunda-feira, 25, conforme anunciado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD). A reabertura, porém, será decidida somente na segunda-feira, 22, depois de reunião do comitê da prefeitura formado por infectologistas para analisar o avanço do novo coronavírus na cidade.

PUB

A reabertura, conforme a prefeitura, será definida a partir de três índices, que o governo municipal chama de termômetros, e levam em consideração o nível de transmissão da doença, o número de leitos de terapia intensiva e de enfermaria disponíveis.

A prefeitura ainda não divulgou quais empresas e de quais setores voltarão e em que medida, mas está decidido que a volta ocorrerá por ondas. A primeira prevista para a segunda-feira, 25, outra para o dia 1º de junho e a terceira para 8 de junho.

É grande o número de pessoas nas ruas da capital sem máscara, sobretudo na Região Central. A prefeitura chegou a estabelecer multa de R$ 80 para quem andasse pela cidade sem a proteção. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), porém, se posicionou de forma contrária à medida.

Conforme a promotoria, a penalidade só poderia ser aplicada em regulamentação a lei aprovada pela Câmara Municipal. Um projeto de lei prevendo a multa foi enviado pelo município à Casa na segunda-feira, 18.

A capital registra 1.280 casos de covid-19, conforme boletim divulgado nesta quinta-feira, 21, pela Secretaria de Estado da Saúde. O número de mortes na cidade pela doença é de 36.

Está definido, ainda, que a reabertura de bares, restaurantes, shoppings centers e shoppings populares serão tratadas em separado em reunião do comitê marcada para esta quinta-feira, 21. Há ainda definição que, na reabertura, todo o comércio e empresas de outros setores deverão observar as regras de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool em gel. Haverá ainda distribuição de faixas educativas pela cidade com orientações à população.

Os critérios para retomada da atividade econômica da cidade foram discutidos por empresários em videoconferência realizada na terça-feira, 19.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flavio Roscoe, que participou da videoconferência, bares e restaurantes da cidade, um dos principais motores da economia local, não deverão retornar em um primeiro momento. E, quando houver a volta, será com controle do fluxo de pessoas. "A retomada inicial acontecerá com o comércio de menor risco", afirmou, sem citar quais setores exatamente.

O empresariado do Estado vem pressionando o poder público para a reabertura da economia. "A Fiemg entende que o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social são mais do que suficientes para evitar o contágio descontrolado", disse. A principal preocupação da prefeitura, segundo o dirigente, é em relação à circulação de pessoas pela cidade via transporte coletivo.

O primeiro boletim dos chamados termômetros da prefeitura foi apresentado no último dia 15. Os índices são classificados em cores e levam em conta dados dos últimos sete dias. Um dos termômetros, o do índice de transmissão por pessoa infectada, estava em 1,09 e foi classificado na etiqueta amarela. Os outros dois, ocupação de leitos de UTI e de enfermaria estavam no faixa verde, respectivamente com 49% e 30% do total em utilização.

A classificação em amarelo do nível de transmissão, conforme a prefeitura, não tornou necessária alteração na data de reabertura prevista para a segunda-feira. O limite, conforme o comitê de médicos da prefeitura para a covid-19, é de 1,20. O resultado, no entanto, mereceu alerta e deverá ser decisivo na reunião desta sexta-feira para a definição da reabertura.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico