Câmara do DF aprova plano de saúde vitalício a ex-deputados

Em meio a pandemia, Câmara do DF aprova plano de saúde vitalício a ex-deputados

© Getty

Política Em meio à pandemia 22/05/20 POR Folhapress

BRASÍLIA, SP (FOLHAPRESS) - Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na quarta-feira (20) uma mudança no projeto do plano de saúde para os próprios deputados e seus familiares para torná-lo vitalício, englobando também ex-parlamentares.

PUB

A emenda substitutiva que permitiu a mudança foi incluída pela Mesa Diretora da Câmara Legislativa.Ela prevê alterar as regras de vigência do chamado Fascal (Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores da Câmara Legislativa).

O plano de saúde previa que parlamentares estariam cobertos por um período de dois anos depois do fim do mandato.Além de estender a cobertura para ex-parlamentares e ex-servidores, o novo texto aprovado prevê como beneficiários do Fascal seus "dependentes e pensionistas".

Após repercussão negativa da aprovação do benefício em meio à crise da Covid-19, deputados assinaram nesta quinta-feira (21) um pedido de revisão da sessão que aprovou a mudança no plano.

Pela proposta aprovada, a Câmara Legislativa também deve agora ressarcir ao plano "as despesas dos ex-deputados distritais e seus dependentes que ultrapasse o valor mensal das contribuições individuais do titular e seus dependentes", afirma o texto, em seu artigo 7.

A justificativa para a mudança é garantir que o fundo, "sempre ameaçado por problemas financeiros, possa cumprir o seu objetivo de garantir a saúde dos servidores e parlamentares da Câmara Legislativa".

O plano de saúde é mantido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, que repassa 6% de sua receita para abastecê-lo. O projeto visava aumentar o porcentual destinado pelos parlamentares e servidores que aderiram ao plano.

O texto prevê também que ex-servidores arquem com uma participação maior, em relação aos que ainda estão em atividade. Além disso, está previsto que os ex-servidores, para terem direito à cobertura, devem ter um período mínimo de dois anos de contribuição.

Veja também: Aéreas terão 100 novos voos e volta de destinos internacionais em junho

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 15 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 23 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 21 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

fama Nicole Kidman Há 23 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 20 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 23 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

tech Inovação Há 22 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

mundo Reino Unido Há 23 Horas

Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres

economia Fernando Haddad Há 21 Horas

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad