Países europeus "lamentam" saída de Washington de tratado internacional

Na quinta-feira Donald Trump anunciou que Washington iria se retirar do Tratado de Céus Abertos, que permite a mais de 30 países promover voos de observação desarmados sobre os territórios uns dos outros.

©  iStock

Mundo EUA 22/05/20 POR Notícias ao Minuto

Onze países europeus lamentaram hoje a decisão dos Estados Unidos de se retirarem do tratado internacional 'Open Skies' (Céus Abertos), admitindo, porém, que partilham as mesmas preocupações em relação à Rússia, divulgou a diplomacia francesa.

PUB

"Lamentamos o anúncio da administração dos Estados Unidos da sua intenção de se retirar do tratado, embora partilhemos as suas preocupações relativas à aplicação das disposições do tratado pela Federação Russa", referiu uma declaração assinada por 11 Estados europeus, incluindo Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Espanha e os Países Baixos, divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Finlândia, Itália, Luxemburgo, República Checa e Suécia também constam entre os países signatários desta declaração.

Inicialmente, a informação divulgada nas agências internacionais sobre esta declaração conjunta mencionava um grupo de 10 países europeus.

Na quinta-feira, o Presidente americano, Donald Trump, anunciou que Washington iria se retirar do Tratado de Céus Abertos, que permite a mais de 30 países promover voos de observação desarmados sobre os territórios uns dos outros e que foi estabelecido há quase 30 anos (1992, mas que só entrou em vigor 10 anos depois), para promover a confiança mútua.

Os Estados Unidos acusam Moscovo de não cumprir os termos do acordo internacional.

Após o anúncio norte-americano, os embaixadores dos Estados-membros da NATO foram convocados para uma reunião de emergência, realizada hoje.

"O Tratado de Céus Abertos é um elemento crucial do quadro de reforço da confiança que foi criado nas últimas décadas para aumentar a transparência e a segurança em toda a zona euro-atlântica", prosseguiram os Estados europeus, na mesma declaração.

Na nota, os países europeus reafirmaram que irão continuar a aplicar o tratado, recordando ainda que a saída deste compromisso internacional só se torna efetiva após um período de seis meses.

"Continuaremos a dialogar com a Rússia, como estava anteriormente acordado entre os aliados da NATO e outros parceiros europeus, para resolver as questões pendentes, tais como as restrições indevidas impostas aos voos sobre a região de Kaliningrado", especificou a declaração, apelando a Moscovo "para levantar tais restrições".

Entre as violações russas do tratado denunciadas por Washington, um porta-voz do Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos), Jonathan Hoffman, referiu a proibição de aviões aliados se aproximarem (numa distância definida superior a 500 quilómetros) do enclave russo de Kaliningrado, localizado entre a Lituânia e a Polónia, e de transporem em 10 quilómetros a fronteira entre a Rússia e a Geórgia.

Em reação ao anúncio norte-americano, a diplomacia russa alertou, também na quinta-feira, para os riscos da decisão dos Estados Unidos.

"A retirada dos Estados Unidos deste tratado significa não apenas um golpe para a fundação da segurança europeia, mas também para os mecanismos militares de segurança e para os interesses essenciais dos próprios aliados dos Estados Unidos", reagiu o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Alexandre Grouchko.

Atualmente, 34 países integram o tratado. O Cazaquistão também se comprometeu com o projeto, mas optou por não o ratificar até ao momento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 9 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 11 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 12 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 10 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens