Jogo que marcou gerações, Pac-Man completa 40 anos

À época, ele foi nomeado pelo Guinnes Book como o fliperama mais bem-sucedido do mundo.

© DR

Tech JOGOS-ELETRÔNICOS 22/05/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O jogo Pac-Man completa 40 anos de existência nesta sexta-feira (22). Lançado em 1980, o game transformou-se em um grande hit dentro e fora do Japão. À época, ele foi nomeado pelo Guinnes Book (o livro dos recordes) como o fliperama mais bem-sucedido do mundo.

PUB

Pac-Man foi criado pelo japonês Toru Iwatani para máquinas de fliperama da Namco. No primeiro ano após o lançamento, mais de 100 mil máquinas com o jogo foram vendidas nos Estados Unidos.

Em 1982, foi a vez de o produto chegar ao Atari. "Foi o primeiro game que joguei no fliperama, aos sete anos", já revelou Marcelo Tavares, diretor da Brasil Game Show. Ainda hoje ele joga Pac-Man em uma máquina no seu escritório, no Rio.

A simplicidade do jogo é um dos motivos do sucesso. "Todos conhecem as regras, e ele atende quem busca só um jogo casual ou então desafios", diz Jason Enos, diretor de marcas e marketing da Bandai Namco para a América Latina.

"Iwatani queria criar um jogo que não intimidasse as mulheres, seja pelo personagem ou pela dificuldade", acrescenta Enos - hoje, elas representam 47% dos jogadores de games no Brasil, segundo pesquisa deste ano feita pela produtora Sioux.

O Pac-Man contribuiu também para a evolução do gráficos dos videogames, além de trazer recursos até hoje presentes, como progressão de níveis de dificuldade e inteligência artificial. Cada fantasma tem uma estratégia própria, que se ajusta em tempo real às decisões do jogador.

Segundo a Namco, mais de 50 títulos foram lançados desde a criação do Pac-Man. A partir de 1999, a companhia tentou modernizar o jogo com versões em 3D, mas não obteve sucesso. "Ele fez tanto sucesso em 2D que não conseguiram emplacar as versões 3D", diz Tavares.

A empresa não revela a receita obtida com a franquia, mas afirma que "o game representa parte importante dos negócios". Há ainda uma série de produtos licenciados.

Em 2015, o Pac-Man também transformou-se em longa-metragem pelas mãos da Sony. No filme "Pixels", que traz Adam Sandler no papel principal, o Come-Come será transformado, pela primeira vez, em vilão.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula