De olho em eleição, Platini apresenta recurso contra suspensão

Nos próximos dias, seu caso será avaliado, enquanto nos bastidores seu aliados se unem para forçar a Fifa a adiar eleições, marcadas para 26 de fevereiro de 2016

© Reuters

Esporte FIFA 10/10/15 POR Estadao Conteudo

O francês Michel Platini, suspenso do futebol por 90 dias por suspeitas de corrupção, apresentou neste sábado um recurso contra sua punição aplicada pela Fifa, na esperança de continuar sua campanha para a presidência da entidade. Nos próximos dias, seu caso será avaliado, enquanto nos bastidores seu aliados se unem para forçar a Fifa a adiar eleições, marcadas para 26 de fevereiro de 2016.

PUB

Platini era um dos nomes mais fortes na corrida para ocupar o lugar de Joseph Blatter, suspenso no mesmo caso. Mas membros do Comitê de Ética da entidade apontam que seria "improvável" que sua candidatura fosse aceita, diante das suspeitas. O francês argumenta em seu recurso que não teve a oportunidade de se defender, algo que o Comitê de Ética da Fifa rejeita.

Outro argumento apresentado é de que ele apenas foi ouvido pelo Ministério Público da Suíça na condição de "testemunha". A procuradoria suíça rejeita também essa tese, apontando que ele foi interrogado como "pessoa de interesse". Pela lei suíça, isso significa que ele não é uma simples testemunha. Apesar de não ser ainda um suspeito, Platini não pode alegar que está fora do caso.

O ponto central da polêmica é uma transferência de 2 milhões de francos suíços em 2011 entre Joseph Blatter e Michel Platini. O francês alega que o valor era um salário atrasado por serviços que ele prestou nove anos antes. Mesmo que isso seja verdade, a Fifa aponta que o dinheiro não foi comunicado e que tanto Blatter como Platini teriam agido de forma a falsificar os balanços financeiros da entidade, um crime que pode acarretar em prisão.

Enquanto a questão legal não é esclarecida, cartolas se movimentam nos bastidores para buscar uma solução. Uma reunião de emergência na Uefa foi convocada para o dia 15 e, na Fifa, para o dia 20. A meta é a de tentar adiar as eleições. Isso permitiria que, mesmo que Platini não fosse autorizado a concorrer, os europeus teriam mais tempo para buscar um candidato que represente seus interesses.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

mundo Bioparc Há 8 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

fama Luana Piovani Há 11 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

justica Santa Teresa Há 10 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Polícia Há 2 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 10 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

fama Hilary Duff Há 11 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 10 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

mundo Israel/Palestina Há 11 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja