Itália vai recrutar 60 mil voluntários para controlar aglomerações

A pandemia associada à covid-19 já fez quase 33.000 mortos na Itália, um dos países mais atingidos

© DR

Mundo Covid-19 25/05/20 POR Lusa

A Itália vai começar nesta semana a recrutar 60.000 voluntários para controlarem o cumprimento das regras de segurança na "fase dois" de desconfinamento, em que se registraram aglomerações de dezenas de pessoas sem máscaras nem distância social.

PUB

Esses "assistentes cívicos", recrutados entre desempregados e beneficiários do rendimento mínimo, vão ter como missão dar informação sobre as regras nas situação em que a distância física não esteja sendo respeitada, segundo nota do Ministério dos Assuntos Regionais.

No fim de semana, suscitaram indignação na Itália imagens de aglomerações, designadamente em Roma e em Nápoles, sobretudo de jovens, sem qualquer respeito pelas regras definidas para evitar a propagação do novo coronavírus.

Responsáveis políticos locais e regionais pediram responsabilidade aos cidadãos e alertaram para um possível novo surto, naquele que é um dos países do mundo mais afetado pela pandemia associada à covid-19.

Em Perugia (centro), as autoridades locais ordenaram no sábado o encerramento dos estabelecimentos do centro histórico à noite e em Rimini (norte) foi anunciada medida semelhante se voltarem a registrar-se aglomerações deste tipo.

O ministro dos Assuntos Regionais, Francesco Boccia, precisou numa entrevista hoje publicada pelo jornal La Stampa que os voluntários usarão um distintivo da Proteção Civil e começarão a trabalhar em meados de julho e até ao final do verão.

"Nesta nova fase, eles vão facilitar o controle do acesso aos parques e mercados, contando o número de pessoas que entram e saem, e explicar as regras de acesso às praias quando elas reabrirem", disse.

Para poder atuar, os "assistentes cívicos" usarão "a força de persuasão da razão e do sorriso", disse o ministro, adiantando que se se depararem com reações violentas deverão chamar a polícia municipal.

Além destas ações, os voluntários colaborarão com as autoridades locais na assistência aos mais vulneráveis, como levar compras a casa de idosos ou doentes.

A pandemia associada à covid-19 já fez quase 33.000 mortos na Itália, um dos países mais atingidos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA 24/04/24

Cadela dá à luz ninhada e um dos filhotes nasce verde

Mundo Reino Unido 24/04/24

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, ferem pessoas e danificam carros

Mundo Venezuela 23/04/24

Maduro apresenta cédula de votação da Venezuela em que aparece 13 vezes

Mundo Sorapiss 24/04/24

Alpinista morre após queda de 300 metros em montanha na Itália

Mundo Justiça 23/04/24

Promotores pedem multa de US$ 10 mil a Trump por violação a ordem de silêncio

Mundo Grécia 24/04/24

Poeira do norte da África deixa Atenas em tons laranja ao amanhecer

Mundo EUA 23/04/24

George Santos desiste de candidatura nos EUA após não arrecadar dinheiro

Mundo ISRAEL-HAMAS 24/04/24

Hamas acusa Israel de enterrar mais de 300 em hospital de Gaza; Tel Aviv nega

Mundo Polémica 24/04/24

Comediante expulsa mãe que amamentava bebê durante espetáculo

Mundo EUA 24/04/24

Pais são acusados de agredir gêmeas de cinco semanas até à morte